Cotidiano

Fãs de 'Game of thrones' se reúnem em bares para ver série em telões

RIO ? O inverno chegou. E não estamos falando apenas do frio que atormenta boa parte do Brasil desde o fim do outono, mas também do episódio final da sexta temporada de ?Game of thrones? (HBO). ?Winds of winter? vai ao ar neste domingo e muitos fãs tem preferido acompanhar a luta pelo trono de Westeros em meio ao calor humano de bares da cidade que oferecem telões e companhia para se comentar em tempo real os acontecimentos mais bombásticos da série.

? É muito legal assistir do conforto de casa, mas aqui tem pessoas parecidas com a gente. As diferenças ficam do lado de fora ? diz Áureo Gonçalves, que foi com um amigo e a namorada ao bar Calabouço, em Vila Isabel, assistir ao penúltimo episódio da temporada, ?A batalha dos bastardos?, no domingo passado. Os episódios 9 de ‘Game of thrones’

O primeiro evento no Calabouço foi feito há dois anos, quando o dono do bar topou fazer uma exibição do último episódio da quarta temporada. A ideia partiu do músico e promoter Felipe Domingues, que começou sua relação com a casa se apresentando em shows no pequeno palco do primeiro andar.

? Eles achavam que exibir a temporada completa seria muito complicado e não atrairia público. Mas para mim daria certo, pois muita gente não assina a HBO. Além disso, é legal ver junto com os amigos, porque você pode ficar comentando depois de assistir ? explica Felipe.

Pois Felipe estava certo e, em 2015, a quinta temporada foi exibida na íntegra. Com a bagagem acumulada, os eventos foram se sofisticando. Cada noite tem uma atração diferente, com músicos especializados em canções medievais, jogos de perguntas e respostas, drinks temáticos e promoções para quem vai vestido a caráter. Além disso, a pipoca é garantida pela produção. Lista: veja atrizes de filmes pornô que participaram de ‘Game of thrones’

Luisa Ribeiro, membro do time vencedor no quiz do último domingo, não leu os livros, mas frequenta fóruns de internet para aprender mais sobre o mundo criado por George R.R. Martin. Ela pretende estar de volta ao bar neste domingo, não só pelo evento, mas também para evitar problemas com a família.

? Em casa, minha mãe fica falando ?que que é isso?? a cada reação minha quando estou assistindo. Aqui eu não preciso me conter ?brinca ela, confessando que torceu e gritou durante a batalha entre Jon Snow e Ramsay Bolton.

OPÇÕES TAMBÉM NA ZONA SUL

Com menos tempo de experiência na transmissão de ?Game of Thrones?, o pub Lord Jim, em Ipanema, aproveita a televisão de 70 polegadas e o telão comprados para a Copa de 2014. Depois do sucesso de um evento experimental na estreia da sexta temporada, o bar passou a substituir a música ambiente aos domingos pelo tilintar das espadas. Para completar a noite, doses duplas de drinks e karaokê.

O Imortais, em Copacabana, é outra opção para quem não quiser ficar sozinho no domingo à noite. O local começou a exibir a série a partir do segundo episódio da temporada atual, por sugestão de um dos sócios. Rômulo Torres leu os livros e estava tentando ficar longe da TV para não estragar as surpresas, por conta do atraso no lançamento do sexto livro de George R.R. Martin, mas acabou cedendo e viu os eventos ficarem cada vez mais cheios com o boca-a-boca.

SERVIÇO

Calabouço Heavy & Rock Bar

Onde: Rua Felipe Camarão, 130 – Vila Isabel (2268-7014).

Quanto: R$ 15 (entrada).

The Lord Jim Pub

Onde: Rua Paul Redfern, 44 – Ipanema (2249-4881).

Quanto: R$ 10 (entrada).

Os Imortais Bar & Restaurante

Onde: Rua Ronald de Carvalho, 147 (3563-8959).

Quanto: O bar não cobra entrada.

Atores de ‘Game of thrones’ que fizeram ‘Harry Potter’