Cotidiano

Farmácia Básica no Território

A região Sul de Cascavel agora passa a contar com uma Farmácia Básica, inaugurada na manhã de ontem no Território Cidadão I, no Bairro Cascavel Velho. Esta é a terceira Farmácia Básica e que irá atender a uma população de aproximadamente 10 mil habitantes. A unidade está localizada na Rua Emilio de Menezes, 692, no Bairro Cascavel Velho.

"Não se faz saúde por decreto, não se faz saúde sem gente, sem estrutura e, principalmente, sem planejamento. E esta unidade aqui é fruto de um grande projeto, de várias conversas de longas tardes de domingo durante a nossa campanha, de um levantamento feito também durante a implantação do Território Cidadão I aqui no Cascavel Velho no início deste ano, de um longo planejamento que fizemos, que agora se torna realidade", comemorou o prefeito Leonaldo Paranhos.

A farmácia irá atenderdas 7 às 19 horas de segunda a sexta-feira e com plantões aos sábados, domingos e feriados das 13 às 19 horas, "suprindo a demanda de mais de 10 mil moradores que precisavam se deslocar ou para a Avenida Tancredo Neves ou para a região do Bairro Brasília para buscar medicação", complementou o prefeito.

Aluguel

Segundo a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Luciana Cavalli, o imóvel terá custo mensal de R$ 2.200,00, referente ao aluguel das instalações. A estrutura física destaca-se pela qualidade, além de possuir móveis e equipamentos novos, bem como pela capacidade de serviços a serem oferecidos, com recepção, sala da coordenação, banheiros masculinos e femininos adaptados, banheiros para funcionários, local de estoque, copa, estar para funcionários, arquivo morto e depósito de material de limpeza.

Espaço

A área da nova farmácia tem 177 metros quadrados, cumpre todas as exigências do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária, previstas para estabelecimentos de saúde.

“Com esta nova unidade teremos como oferecer melhor cuidado e assistência à população desta região, facilitando o acesso dos moradores à medicação e a atenção dos nossos profissionais aos pacientes", detalhou, lembrando que a nova farmácia começa com sete novos servidores, sendo uma administradora, dois farmacêuticos, três técnicos em Farmácia e um zelador. Na próxima semana assumem mais três técnicos em Farmácia.