Cotidiano

Farc pedem perdão por massacre que matou 79 em igreja na Colômbia

BOGOTÁ ? Com a oferenda de um Cristo negro, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pediram na quinta-feira perdão pelo massacre de 79 pessoas em uma vila na selva do Noroeste da Colômbia, um dos episódios mais repudiados na História do conflito armado no país.

O massacre ocorreu em maio de 2002, quando rebeldes bombardearam com mísseis de fabricação artesanal a igreja do povoado de Bojayá, no departamento de Choco.

? Pedimos que nos perdoem e nos deem esperança para o alívio espiritual que nos permita continuar junto com vocês fazendo o caminho que, reconciliados, nos levem à era justa que tanto ansiavam os humildes em todos os lugares da Colômbia ? disse o líder das Farc Ivan Márquez.

As Farc, que na segunda-feira assinaram um histórico acordo de paz com o presidente Juan Manuel Santos, combatiam nesta região contra esquadrões paramilitares de extrema-direita. O conflito de 52 anos deixou 220 mil mortos e milhões de deslocados

Como parte do acordo de paz, que deverá ser referendado pelos colombianos em um plebiscito no domingo, os sete mil guerrilheiros abandonaram as armas e poderão formar um partido político para defender seus ideias.

Durante a assinatura do acordo de paz, o líder máximo das Farc Rodrigo Londoño, conhecido como Timoshenko, pediu perdão a todas as vítimas do conflito.

Os guerrilheiros são responsáveis por assassinatos, massacres, sequestros, recrutamento de crianças, deslocamento e milhares de ataques contra as Forças Armadas e a infraestrutura econômica do país.

O chamado Cristo Negro de Bojayá, doado pelas Farc, mede 2,45 metros de altura e foi esculpido pelo artista cubano Enrique Angulo com madeira da região da selva do Noroeste colombiano.