Cotidiano

Farc pedem desculpas por sequestros em conflito na Colômbia

BOGOTÁ ? Os rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pediram desculpas pelo “grande sofrimento” que causaram ao sequestraram milhares de pessoas em meio século de conflitos. O grupo insurgente se prepara para assinar um acordo com o governo colombiano, após um longo processo de negociação.

Em um vídeo, as Farc disseram que, embora tenham levado muitas pessoas a cativeiro no passado, não farão isso no futuro.

? Nós queremos reconhecer, com o sentimento de humanidade e reconciliaão, que durante o conflito as Farc causaram grande sofrimento com a retenção de pessoas em troca de resgate”, disse o comandante do grupo armado, Ivan Marquez, na gravação. ? Essa conduta, sempre usada para sustentar as necessidades da rebelião, resultou no sofrimento de famílias inteiras.

Entre 1970 e 2010, números oficiais estimam que 27 mil pessoas tenham sido sequestradas na Colômbia. Cerca de 90% destes episódios foram causados pelas Farc. O grupo rebelde acumulou uma fortuna com sequestros, extorsões e tráfico de drogas.

O governo colombiano e as Farc deverão assinar o acordo definitivo de paz no dia 26 de setembro. Em seguida, o pacto será votado em um plebiscito, em que os colombianos dirão se estão de acordo com a resolução final do conflito que fez mais de 220 mil vítimas fatais e deslocou milhões de pessoas.