Cotidiano

Farc anunciam início de reparações a vítimas

BOGOTÁ ? As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)anunciaram na tarde deste sábado o início das entregas de bens e da reparação econômica às vítimas do conflito que assolou o país, como parte dos acordos alcançados nos diálogos de paz com o governo nacional.

?Declararemos ao governo os recursos monetários e não monetários que formavam nossa economia de guerra?, afirmaram as Farc em um comunicado publicado em sua página na internet.

A informação destaca que o processo seguirá os termos estabelecidos nos acordos sobre as zonas em que os grupos guerrilheiros se concentrarão e entregarão suas armas.

?Durante o período em que as Farc permaneçam nas Zonas Transitórias de Normalização no processo de Entrega de Armas, representantes autorizados combinarão com representantes do governo os procedimentos para inventariar os bens considerados recursos de guerra e apresentarão informações sobre os mesmos?, diz o comunicado.

Da mesma forma, as FARC ratificam o compromisso alcançado no que tem a ver com reparação econômica às vítimas. ?Conforme estabelecido no acordo final, passamos a reparações materiais para as vítimas no contexto das medidas de reparação abrangente, observando os critérios estabelecidos pela jurisprudência do Tribunal Constitucional sobre os recursos de guerra?.

Humberto de la Calle, chefe da equipe de negociação do governo, realizou o anúncio e destacou o cumprimento dos compromissos assumidos durante o processo de paz.

? É um grande anúncio, uma notícia muito boa para a Colômbia, mas especialmente uma boa notícia para as vítimas. Isso mostra que estamos cumprindo os acordos, tudo irá funcionar como o planejado. Os acordos serão cumpridos ? disse minutos depois de saber da libertação das FARC.

De la Calle reiterou o compromisso alcançado entre as duas partes, que busca reparação para as vítimas.

? Nós sempre dissemos que repararíamos o material e esta é uma demonstração de que virá. Acho que desta forma se resolve a questão que muitos colombianos aguardavam e que, provavelmente, tornou-se a mais delicada da negociação ? afirmou.

Esta semana, o Procurador Geral da Nação, Nestor Humberto Martinez Neira salientou que o Acordo de Paz obriga os membros das Farc a dizerem toda a verdade sobre suas atividades na guerra, e isso envolve a entrega de qualquer tipo de bem com origens ilícitas.

O ministro do Interior, Juan Fernando Cristo, afirmou que o que foi dito pelo procurador, na verdade, faz parte dos acordos de paz. ?Foi dito que serão perseguidas as propriedades que podem ter sido adquiridas ilegalmente?, disse Cristo.

O anúncio das FARC aconteceu horas antes de cerca de 34,8 milhões de eleitores irem às urnas para aprovar ou rejeitar o acordo de paz.

Cerca de 200 observadores de 25 países compõem a Missão de Observação que irá acompanhar e verificar a transparência eleitoral, para dar garantias democráticas para os cidadãos. Outra tarefa deste órgão é fornecer relatórios de irregularidades percebidas durante o dia do plebiscito, mecanismo de participação dos cidadãos com os qual os dois lados buscam a aprovar os acordos alcançados.

* O ?El Tiempo? integra o Grupo de Diários América, do qual O GLOBO também faz parte