Esportes

Fanático por fair-play, alemão torce por final sem vaias caso vença Isaquias de novo

O alemão Sebastian Brendel parece determinado a colocar a água da Lagoa Rodrigo de Freitas no chope dos brasileiros nesta Olimpíada do Rio. Brendel, que tirou o ouro de Isaquias Queiroz na final da canoa individual (C1) 1000m, na terça-feira, novamente desponta como adversário a ser batido. O duelo agora será na final da canoa dupla C2 1000m, categoria na qual Brendel avançou com folgas para a final ao lado do compatriota Jan Vandrey. Os alemães largam na raia 5 neste sábado, bem ao lado dos brasileiros Isaquias e Erlon Souza, que saem na raia 4 em busca do ouro. Isaquias18-08

Diplomático, Brendel deixou escapar uma rara risada quando perguntado pelo GLOBO, na sexta-feira, se planejava frustrar a torcida brasileira mais uma vez nesta Olimpíada:

? (Risos) Eu espero que os fãs brasileiros sejam justos conosco e com todos os outros atletas. Tentaremos o nosso melhor. Será uma corrida disputada contra outros sete barcos ? minimizou Brendel.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

O alemão, no entanto, ficou sério quando lembrado das vaias ao francês Renaud Lavillenie, do salto com vara, que rivalizou com o brasileiro Thiago Braz em decisão quente no Estádio Olímpico Nilton Santos:

? Eu espero que isso (vaias) não aconteça aqui. Me assustaria se isso acontecesse na Lagoa. Não é bom para os atletas nem para o espírito olímpico ? frisou Brendel.

Todas as medalhas do Brasil no Rio-2016

A relação entre Brendel e Isaquias, verdade seja dita, é bastante amigável ? ao contrário do passado conturbado entre Lavillenie e Braz. Após a cerimônia de premiação da C1 1000m, por exemplo, o alemão reuniu o brasileiro e Serghei Tarnovschi, da Moldávia, para uma selfie dos medalhistas de ouro, prata e bronze, respectivamente. Defensor ferrenho do fair-play, Brendel ficou tão irritado com a notícia do doping de Tarnovschi, dias após a medalha, que decidiu republicar a foto do pódio com o rosto do atleta da Moldávia coberto por uma tarja preta.

? Preciso atualizar minha foto de terça-feira. Estou furioso e espero que esse tipo de pessoa não tenha lugar no esporte ? escreveu Brendel, referindo-se ao doping de Tarnovschi.

VAGA TARDIA

O barco alemão conseguiu uma classificação de última hora para participar da C2 1000m na Olimpíada do Rio. Curiosamente, o motivo também foi doping: a Federação Internacional de Canoagem baniu atletas de Romênia e Bielorrúsia dos Jogos, devido a evidências de uso sistemático de substâncias proibidas. Assim, a canoa dupla alemã, que havia ficado na sétima colocação no último Mundial de Canoagem, acabou herdando o lugar dos bielorrussos Andrei e Aliaksandr Bahdanovich, sextos na ocasião.

O desempenho tímido da Alemanha neste Mundial não teve participação de Brendel ou de seu parceiro na Olimpíada do Rio, Jan Vandrey: naquela ocasião, a dupla alemã era formada por Peter Kretschmer e Michael Müller. Apesar de ter recebido a notícia da vaga tardia faltando semanas para os Jogos, Brendel mostra confiança em um bom desempenho na final. Na bateria classificatória, ele e Vandrey avançaram com o segundo melhor tempo geral: 3:33:482 minutos, cerca de dois décimos acima do índice de Isaquias e Erlon.

? Nós temos uma preparação forte há muito tempo. Fui muito bem nos últimos quatro anos disputando a C1 1000m. Apenas tento levar esse bom desempenho para disputar a mesma distância na canoa dupla ? explicou Brendel.

As principais conquistas de Isaquias Queiroz