Cotidiano

Famoso nas telas como Gandalf e Magneto, Ian McKellen vira tema de documentário

RIO ? Ian McKellen fez o Gandalf, da trilogia “O senhor dos anéis”, e o Magneto, da franquia “X-Men”, e só por isso já conquistou devoção eterna dos fãs de cinema. O astro britânico de 77 anos, que ainda tem uma sólida carreira no teatro, será tema de um documentário. “McKellen: playing the part” (“McKellen: interpretando o papel”, em tradução livre), dirigido por Joe Stephenson, será baseado numa entrevista exclusiva de 14 horas com o ator. Ian McKellen

Com raro material de arquivo dos primeiros trabalhos de McKellen e fotografias inéditas, o documentário vai reconstruir diversas cenas da vida do ator. Em entrevista a uma revista americana, Stephenson afirmou que, apesar de Ian ser conhecido pelos cinéfilos como Gandalf e Magneto, esta é uma “oportunidade para mostrar-lhes sua incrível e inspiradora trajetória”.

Segundo o diretor, o documentário vai abordar questões da infância modesta do ator no norte da Inglaterra, dos tablados, onde McKellen se consagrou como vencedor de Tony, da sua sexualidade e, finalmente, do ícone reconhecido internacionalmente.

McKellen foi indicado ao Oscar duas vezes: uma por “Deuses e monstros”, em 1999, e outra por “O Senhor dos anéis: A Sociedade do Anel” em 2002. Ele foi indicado ainda ao Emmy cinco vezes e ganhou um Globo de Ouro e um Tony.