Cotidiano

Famílias acampam e aguardam acordo

Cascavel – Até que o impasse com a prefeitura e moradores da região sul da cidade seja resolvido, famílias do Jardim Gramado que serão realocadas em uma área do Veneza já momntagarantiram acampamento no local e não pretendem sair.

Uma cozinha provisória com fogão a lenha embaixo de lona já foi providenciada pelos integrantes do MNLM (Movimento Nacional de Luta Pela Moradia). Ontem de manhã eles começaram a derrubar árvores. A Polícia Militar foi acionada para controlar a situação e permanece no local.

Conforme o coordenador do movimento, Silvio Gonçalves, o acampamento na área ocorre pelo fato de a prefeitura não cumprir com responsabilidades para a transferência das famílias.

“Estamos fazendo o serviço que deveriam ter feito, como a derrubada das árvores, divisão de lotes e fornecimento de rede de energia e água”, afirma.

O coordenador acrescenta que se a equipe da prefeitura teve autorização para devastar a área, esse direito não deve ser barrado ao movimento. “Não estamos fazendo corte ilegal e as madeiras serão utilizadas para a construção de pelo menos 30 moradias”, afirma.

As 468 famílias do Jardim Gramado têm até 4 de novembro para desocupar as casas por decisão judicial, já que o terreno não pertence a elas.

Segundo o coordenador do movimento, até quinta-feira eles aguardaram posicionamento da prefeitura sobre a limpeza da área e lembra que se não houve acordo, o grupo agirá por conta própria. “Vamos derrubar as árvores para alojar todas as famílias”.

VÍDEO POLÊMICO

A transferência das famílias para o Veneza não tem agradado moradores do bairro. Eles acreditam que a região não tem condições para atender todas essas famílias.

Uma reunião foi realizada no intuito de que a situação seja resolvida sem conflitos. O presidente da Associação de Moradores do Jardim Veneza, Nésio Martin, afirma que não são contra a transferência, desde que haja condições adequadas de moradias.

Diante da tensão sobre a invasão, Benedito Bezerra, que foi candidato a vereador em Cascavel, chegou a publicar um vídeo pelas redes sociais onde aparece armado e pede aos moradores para unir forças. Bezerra se justificou e disse que se equivocou ao gravar as imagens e pediu desculpas aos moradores.