Cotidiano

Família Paranaense oferecerá palestras sobre orçamento familiar

A Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), promoverá palestras sobre orçamento doméstico para famílias de 150 municípios atendidos pelo programa Família Paranaense. 

O termo de cooperação técnica foi assinado nesta terça-feira (17), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, pela secretária em exercício da Família e Desenvolvimento Social, Letícia Raymundo, e o presidente do CRC-PR, Marcos Sebastião Rigoni de Mello. 

A secretária em exercício conta que o objetivo da ação é conscientizar as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social sobre a importância de planejar as despesas, administrar o dinheiro e evitar dívidas. 

“O Família Paranaense busca emancipar as famílias e esse cuidado com o orçamento familiar é mais uma das ações para que isso aconteça”, destaca Letícia. “É essencial que elas aprendam a controlar a sua vida financeira, identificar suas prioridades, fazer o seu dinheiro render mais e assim mudem suas vidas.” 

O presidente do CRC-PR explica que o conselho fornecerá os palestrantes voluntários que levarão a educação financeira para as famílias de baixa renda nos municípios selecionados. São contadores e técnicos contábeis do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC). 

“Grande parte da população brasileira vive endividada por falta de conhecimento. Por isso vamos levar este conhecimento às famílias de baixa renda.” diz Marcos. “Essa parceria é muito importante porque o Governo do Estado sabe onde estas famílias estão e assim será mais fácil alcançá-las.” 

ORIENTAÇÃO – O projeto Finanças da Família é uma ação do programa Família Paranaense e conta com a parceria do CRC-PR desde 2014. As palestras já aconteceram em 21 cidades, com a participação de 1.162 pessoas. 

Nos encontros, os participantes aprendem a planejar e controlar o orçamento, e são orientados sobre o que fazer quando se tem dívidas em atraso. Eles também recebem a cartilha “Orçamento familiar: finanças organizadas, sonhos realizados”, que traz dicas práticas de economia doméstica. O conteúdo é elaborado especialmente para famílias de baixa renda. 

Os voluntários prestam ainda orientações para boa utilização do Microcrédito, especialmente nos municípios onde há famílias que acessaram o microcrédito Paraná Juro Zero, da Fomento Paraná. 

Também poderão participar do projeto as famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) nos municípios. 

FAMILIA PARANAENSE – Criado pelo Governo do Paraná em 2012, o Família Paranaense é o principal programa para a redução da pobreza no Estado. Até dezembro de 2016, o programa atendeu 260 mil famílias, 36 mil delas com acompanhamento personalizado. As ações incluem atendimento integrado nas áreas de saúde, educação, habitação, trabalho e segurança alimentar, além da transferência de renda direta. 

PRESENÇAS – Também esteve presente à assinatura do termo, a coordenadora do programa Família Paranaense, Letícia Reis; o vice-presidente de Relações Sociais do CRC-PR e responsável técnico pelo projeto, Narciso Doro; e o diretor-superintendente do CRC-PR, Gerson Borges de Macedo.