Cotidiano

Família Paranaense é destaque na cúpula da Organização Mundial da Família

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, apresentou nesta segunda-feira (05), em São Paulo, o programa Família Paranaense e seus resultados no World Family Summit 2016. O encontro anual da Organização Mundial da Família (OMF) reúne mais de 50 países dos cinco continentes para debater ações e trocar experiências com o foco na atenção à família e à erradicação da pobreza.

Cida Borghetti foi convidada pela presidente da OMF, Deisi Kusztra, para detalhar o principal programa do Governo do Paraná no combate à pobreza. Desde 2012, o Família Paranaense já atendeu mais de 250 mil famílias com ações integradas nas áreas assistência social, agricultura, educação, cidadania, direitos humanos, saúde, segurança, saneamento e habitação.

“Cada família conta com um plano próprio e individualizado de acompanhamento. Isso inclui capacitação profissional e leva em consideração as necessidades de cada lar e as especificidades das regiões”, explicou Cida Borghetti. “O programa Família Paranaense tem porta de entrada e porta de saída. O objetivo é dar suporte para que essas famílias conquistem a própria autonomia”, completou.

A apresentação foi feita no primeiro painel do evento que abordou temas como a transferência de renda, capacitação, geração de emprego, inovação e novas tecnologias na abordagem e educação das famílias.

Participaram do painel o subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor executivo da Unitar – braço de pesquisa e treinamento da ONU – Nikhil Seth; a secretária de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social, Maria do Carmo Brant; o ministro do Desenvolvimento das Comunidades e Família dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Ak Neyady; a presidente do Conselho das Mulheres, Família e Crianças da Liga dos Estados Árabes, Shaza Zaher Abdellateef, e a diretora da Divisão de Política Social e de Desenvolvimento (Undesa), Daniela Bas.

REDUÇÃO DA POBREZA – O Família Paranaense é coordenado pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, reúne 19 secretarias estaduais e conta com a parceria das prefeituras. O programa está presente nos 399 municípios do Paraná.

A vice-governadora Cida Borghetti destacou que um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que o Paraná reduziu em 57,4% o índice de extrema pobreza. O melhor resultado nas regiões Sul e Sudeste. “Temos a convicção que o Família Paranaense é um dos principais fatores para esse avanço na redução da pobreza”, disse.

EVENTO – Na noite de domingo (4/12), a vice-governadora participou da abertura do World Family Summit 2016 feita pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; a presidente da OMF, Deisi Kusztra e subsecretário geral ONU, Nikhil Seth.

A cerimônia contou com a presença dos ministros José Serra (Relações Exteriores) e Ricardo Barros (Saúde); da diretora da Divisão de Política Social e de Desenvolvimento (Undesa), Daniela Bas, e da conselheira sênior dos Assuntos Humanitários e Sociedade Civil da Aliança de Civilizações da ONU, Hanifa Mezoui.

Com o tema “Famílias na balança: Erradicando a pobreza e promovendo a prosperidade para que nenhuma família fique para trás”, a cúpula da OMF reúne governantes, especialistas e técnicos dos cinco continentes.

De segunda a quarta-feira, serão realizadas palestras e painéis para debater mecanismos e trocar experiências com o foco na inclusão de famílias em vulnerabilidade social. O encontro busca integrar essas ações aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU na agenda para 2030.