Cotidiano

Família de López denuncia confisco de seus documentos na prisão

lopez.jpg

CARACAS ? A família do líder opositor venezuelano Leopoldo López denunciou o violento confisco dos seus documentos na prisão. Segundo a mãe do preso político, Antonieta Mendoza, vários homens encapuzados fortemente armados entraram na sua cela durante a noite e levaram os papeis necessários à sua audiência de apelação na quinta-feira. venezuela0607

? Foi um confisco extremamente agressivo e violento ? disse Antonieta à imprensa nesta quarta-feira. ? Eles apontaram para Leopoldo na cara. O mais grave é que roubaram suas notas de defesa, com as quais trabalha para para a audiência.

As autoridades da prisão militar de Ramo Verde, onde López cumpre uma pena de 14 anos desde fevereiro de 2014, não comentaram a declaração até o momento. Alguns meses atrás, a defesa do líder opositor relatou um episódio semelhante.

O advogado de López, Gustavo Velásquez, disse que o confisco é mais uma irregularidade em um processo judicial ?cheio de vícios? ? o que, argumenta, justificaria a sua anulação.

Hoje com 45 anos, López foi sentenciado em setembro de 2014 pelas acusalões de incitação à violência em protestos contra o governo de Nicolás Maduro, que ocorreram entre fevereiro e maio de 2014. Nestes episódios, 43 venezuelanos morreram.

Os representantes legais do líder opositor pediram na segunda-feura que a audiência de apelação seja pública. A diligência foi proposta para esta quinta-feira, uma vez que não pode ser realizada na data inicialmente marcada (20 de junho) porque uma das juízas do caso passava por problemas de saúde na época.