Cotidiano

Família de agricultores zela por moinho de mais de 50 anos

Propriedade tem potencial para integrar programas de turismo rural

Serranópolis – Pioneiros do município de Serranópolis do Iguaçu, Aurora e João Rauta vieram de Caixas do Sul (RS) há mais de 55 anos e se instalaram na localidade de Pedra Branca na divisa com Marquesita, comunidade do interior de Matelândia.

Na mesma propriedade estão instalados e mantêm um moinho de pedra que por muito tempo garantiu a farinha para a polenta e o pão de muitos moradores da região. Hoje, o barracão velho abriga além do moinho, muitas relíquias que guardam a história de colonização do município.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Luiz Carlos Wessler, e a turismóloga Josiane Kochhann visitaram a propriedade há poucos dias e ficaram encantados com o que viram. Eles foram ao local acompanhados da professora Claudete Zilio, que desenvolve projeto escolar para resgatar a história e mostrar aos alunos como eram feitos os cultivos de milho e a farinha era produzida com uso dos moinhos de pedra. Claudete é filha do casal Rauta e viveu parte dessa história ao lado dos pais e irmãos.

O objetivo da visita dos servidores foi para avaliar o potencial da propriedade para o Turismo Rural. “Existe uma riqueza histórica em muitos objetos que a família Rauta guarda. Com todo certeza há um potencial enorme para trabalhar com o turismo rural. Os próximos passos agora são catalogar esses objetos, capacitar a família para o atendimento aos visitantes e preparar o ambiente”, resumiu o secretário Luiz Wessler.