Cotidiano

Família advertiu sobre radicalização de jovem que atacou igreja na Normandia

France Hostage TakingPARIS ? Um dia após o ataque a uma igreja na Normandia, em que um padre foi degolado e uma pessoa ficou gravemente ferida, novos detalhes começam a emergir sobre os terroristas que juraram lealdade ao Estado Islâmico (EI). A família de Adel Kermiche, apontado como um dos responsáveis pelo ataque, advertiu as autoridades francesas sobre a radicalização do jovem e sobre sua pretensão de viajar à Síria, de acordo com um amigo. O segundo agressor ainda não foi identificado.

Próxima à família do terrorista, Jonathan Sacarabany contou que Kermiche, de 18 anos, nasceu na Argélia e cresceu em um conjunto habitacional na localidade normanda de Saint-Etienne-du-Rouvray. Filho de mãe professora, ele tem uma irmã médica em Rouen, capital da Normandia, e um irmão.

Segundo Sacarabany, os parentes relataram anteriormente às autoridades francesas sobre a radicalização de Kermiche numa tentativa de tentar impedi-lo de ir para a Síria. O jovem acabou sendo preso em 2015 ao tentar entrar na Síria usando o passaporte do irmão e posteriormente enviado de volta à França.

Em março deste ano, ele foi preso por planejar ataques terroristas. Kermiche tinha sido colocado sob vigilância judicial depois de sua prisão, mas sua tornozeleira eletrônica era desativada durante cinco horas por dia, permitindo-lhe sair de casa pelas manhãs, sem vigilância, informou uma autoridade policial.

O oficial, que falou sob condição de anonimato, disse que Kermiche era obrigado a passar por uma verificação com a polícia todos os dias.

Um homem local disse ao jornal ?Le Parisien? que o jovem era uma bomba-relógio.