Cotidiano

Família Acolhedora recebe acompanhamento e capacitação

Pato Bragado – O amparo provisório de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal ou social por meio de uma família acolhedora é assistido diretamente pela Secretaria de Assistência Social, por intermédio do Creas (Centro de Referência em Assistência Social). Além do acompanhamento domiciliar, a família acolhedora é instruída sobre o papel que assume como parceira no atendimento e na preparação para o retorno à família biológica ou substituta.

Diante da relevância que a harmonia representa no contexto familiar e social, o assunto foi ilustrado pela psicóloga Andrinea Cordova da Rosa e a Assistente Social e Coordenadora do Creas, Rafaela Melo Damasceno Couto.

As profissionais citam que foram abordadas as formas para manter ou promover a harmonia no lar com a modificação de condutas e maneiras de interpretar o mundo. “Frisamos a rotina, a organização de horários nas tarefas domésticas e do trabalho formal, como necessários para famílias que almejam viver em harmonia”, mencionam, reforçando que todos os integrantes da família podem colaborar nesse empreendimento para aumentar o nível de tranquilidade dentro de casa.

Outro aspecto relevante apontado se refere às refeições em famílias, que segundo Andrinea e Rafaela devem ocorrer de forma harmônica, como um momento especial para a família, sem assuntos indelicados ou negativos.