Cotidiano

Faltam evidências de que refrigerantes adoçados são mais saudáveis, mostra estudo

34409876_NEW YORK NY - OCTOBER 17 A woman carries a large drink on October 17 2013 in the Broo.jpg

RIO – Bebidas “diet” costumam ser vistas como alternativas mais saudáveis do que seus primos açucarados, mas não há, na ciência, evidência de que isto seja uma verdade. Esta foi a conclusão de um estudo publicado nesta terça-feira no periódico “PLOS Medicine”, com autores ingleses do Imperial College London e brasileiros, das Universidades de São Paulo (USP) e de Pelotas (UFPel). Os pesquisadores, em meio a uma revisão de estudos anteriores sobre o assunto, alertam que a falsa impressão pode ter origem em estratégias de marketing das grandes empresas do ramo e leva a uma regulação fraca por parte dos governos em comparação com o controle de bebidas com açúcar. Links açúcar e diabetes

A análise se centrou nos impactos das bebidas, como refrigerantes, sucos e chás gelados, no ganho de peso e na obesidade. Além de não terem sido encontradas evidências de que as bebidas adoçadas artificialmente seriam mais saudáveis, os pesquisadores apontaram para uma falta de estudos sobre os efeitos destes produtos para a saúde a longo prazo. Por isso, eles alertam: “Bebidas adoçadas artificialmente não devem ser promovidas como parte de uma dieta saudável”.

? Uma percepção comum, que pode ser influenciada pelo marketing da indústria, é que por não terem açúcar, as bebidas “diet” são mais saudáveis e ajudam na perda de peso quando usadas como substitutos das versões açucaradas. No entanto, não encontramos nenhuma evidência sólida para sustentar isto ? aponta o professor Christopher Millett, um dos autores do estudo.

Já é sabido como as bebidas açucaradas compõem boa parte da dieta de países em todo o mundo, como no Brasil, constituindo uma opção cheia de calorias, mas com poucos nutrientes. Seu consumo é uma fator importante para o aumento da obesidade e da diabete. Por outro lado, apesar de não ter sido demonstrado que são mais prejudiciais, as opções “diet” podem estimular a ingestão alimentar ao ativarem os receptores do sabor doce.

O professor Carlos Monteiro, da USP, sugere um substituto mais sóbrio, porém comprovadamente mais saudável, para as bebidas açucaradas e “diet”: a água.

? Os impostos e a regulação em bebidas açúcaradas, e não em adoçadas artificialmente, irão em última instância promover o consumo de produtos “diet” em vez da água pura ? a fonte de hidratação desejável a todos.

Além dos danos à saúde, os autores apontaram também para os malefícios dos produtos ao meio ambiente ? com 300 litros de água necessários para a produção de uma garrafa plástica de 0,5 litros.