Cotidiano

Faltam 15 mil eleitores cadastros para assegurar segundo turno

Fórum Eleitoral atenderá em sistema de plantão neste fim de semana, entre 9h e 17h

Cascavel – Os dados consolidados mais recentes apontam que até o fim da tarde de quinta-feira (21) 182.796 eleitores de Cascavel já haviam comparecido ao Fórum Eleitoral para fazer o cadastramento biométrico.

Como a média recente aponta para cerca de 1,3 mil atendimentos diários e na sexta-feira (22) o trabalho prosseguiu normalmente, apenas pouco mais de 15 mil eleitores ainda precisam se cadastrar para assegurar que o município não peca o direito ao segundo turno na eleição de prefeito, conquistado há quatro anos e considerado importante para que o vencedor governe com o apoio da maioria.

Para facilitar aos eleitores que ainda não fizeram a biometria, cujo prazo vai só até sexta-feira da próxima semana, o Fórum Eleitoral atenderá em sistema de plantão neste sábado (23) e domingo (24), entre 9h e 17h.

Como estão restando apenas sete dias para alcançar os 200 mil eleitores até a data estabelecida, o TRE-PR aposta no hábito de muitos brasileiros de deixar tudo para a última hora, o que deverá levar a um aumento considerável da procura até dia 29.

Apenas durante este fim de semana, a expectativa da Justiça Eleitoral é atender cerca de quatro mil pessoas.

“Estamos preparados para atender diariamente até 2,4 mil. Esse plantão é mais uma oportunidade às pessoas que deixaram para regularizar a sua situação na última hora”, afirma Rubiane Kreuz.

Fim do agendamento

A novidade para estes últimos dias está relacionada ao agendamento pela internet, que já não pode mais ser feito.

“A partir da próxima segunda-feira e até o último dia, na sexta-feira que vem, o eleitor terá que vir pessoalmente para fazer o cadastro biométrico. Nós vamos distribuir senhas e quem deixou para a última hora terá que ficar na fila e aguardar a hora de ser chamado pelos atendentes”, explica.

Para atender à demanda, na próxima semana o Fórum Eleitoral irá atender das 9h às 18h, e sem intervalo para almoço.

Obrigatório

O cadastramento é obrigatório a todos os eleitores, até mesmo aos que têm direito ao voto facultado, que são os analfabetos, os com idade entre 16 e 18 anos e os com mais de 70 anos.

Para fazer a biometria, basta comparecer ao Fórum Eleitoral (em frente ao Clube Comercial) munido do título atual, um documento de identidade com foto e um comprovante de residência recente. Quem não se cadastrar terá o CPF cancelado e ficará impedido de tirar passaporte, participar de licitações, assumir cargos públicos e se matricular em instituições públicas de ensino.