Saúde

Falta de profissionais preocupa abertura de novos leitos de UTI

Falta de profissionais preocupa abertura de novos leitos de UTI

A falta de enfermeiros e técnicos no enfrentamento ao coronavirus tem sido o principal entrave para abrir novos leitos de UTI Covid-19. Em Assis Chateaubriand a Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto está contratando novos profissionais. Diante da falta de profissionais de saúde disponíveis no mercado, a
Secretaria Municipal de Saúde, por meio do secretário Fábio Fantin Camilo realizou na tarde da última quinta-feira, 7, no Centro de Convenções da Prefeitura (Auditório Municipal), uma reunião com a equipe de técnicos de enfermagem e enfermeiros.

Conforme detalhes, o hospital tem equipamentos para abrir já nos próximos dias mais leitos de UTI mais esbarra na falta de mão de obra. De acordo Fábio, a ideia é recrutar os profissionais para suprir tal necessidade. Os servidores municipais trabalham das 8h até as 12h e das 13h30 às 17h30 e ainda alguns trabalham aos sábados por conta do atendimento no ambulatório. “Convocamos nossos servidores para uma nova jornada de trabalho que não coincida com a do município e assim vamos conseguir dar o suporte necessário ao hospital Micheletto”, disse. Funcionará desta forma. Hospital estará fazendo alguns contratos com os servidores interessados.

O secretário de saúde lembra que nesse momento o importante é tentar se ajudar. “O hospital é parceiro da secretaria de saúde e temos que trabalhar juntos e o objetivo junto com o hospital sempre é um só levar qualidade de atendimento para nossa população com relação à saúde, pois estamos passando por um período difícil com relação ao número de casos de Covid-19 e os atendimentos estão sobrecarregados, tanto lá quanto nas unidades básicas de atendimento, então estamos falando com os nossos servidores e vamos mais uma vez mandar uma mensagem para quem conhecer ou até mesmo tiver algum parente que trabalhe e atue na área de saúde enfermeiros técnicos e médicos então que possa pedir para procurar para que assim possamos reforçar o nosso quadro de servidores”. Enfatizou Fábio.

O secretário ainda lembrou que no momento a maior dificuldade mesmo é relacionada a quantidade de profissionais. Os servidores que tiverem interesse e quiserem estender a sua jornada de trabalho e ter um segundo vínculo empregatício em outra instituição estará livre para assim decidir. Tudo será feito dentro daquilo que a
lei permite.

Diego Furlam diretor da Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto, participou da reunião técnica e lembrou: “Essa é a hora para nos unirmos e assim salvar mais vidas ainda, sabemos da sobrecarga de cada profissional, com jornada exaustiva, mas não vamos deixar esse vírus nos vencer”, lembrou ele.

 

Fonte: Prefeitura de Assis Chateaubriand