Cotidiano

Falta de pagamento de servidores do estado derruba vendas da Saara

INFOCHPDPICT000063475841RIO ? A crise no governo do Estado ? que deixou servidores, aposentados e pensionistas sem salários nem décimo terceiro salário ? atingiu em cheio o comércio popular da Saara. Nem mesmo as promoções conseguem atrair esses consumidores, apontam vendedores e gerentes.

? O servidor público está recebendo os salários divididos e não tem nem como se organizar para pagar as contas. Imagina se vai ter dinheiro para comprar lembranças ? afirma Luis Blumberg, sócio da rede de camisetas Dimona e vice-presidente do Polo Saara (associação comercial da Saara).

Vendas de Natal

Os clientes do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e do Detran-RJ, que ficam bem ao lado da Saara, são os mais lembrados por vendedores e gerentes. Na tradicional Casa Lealtex, muitos clientes antigos não apareceram neste Natal.

? Este foi o pior Natal que vi aqui. As vendas ficaram abaixo do que se esperava. As bancas e prateleiras nem ficam desarrumadas. Fico triste com isso. Temos muitos clientes que são servidores e, com a crise, eles não vieram nesse Natal ? conta o auxiliar de gerente da Casa Lealtex Afrânio Alves de Souza, de 61 anos, que trabalha há 25 anos na Saara.

ITENS MAIS BARATOS

Ontem, as ruas da Saara estavam vazias, e os consumidores circulavam com tranquilidade. O corre-corre e as longas filas para pagar ficaram em anos anteriores.

? O movimento está fraco. Antes, era preciso colocar correntes na loja para organizar os clientes e hoje nem fila tem. Posso dizer que dezembro foi um mês como outro qualquer ? diz Rafaela Fernandes dos Santos, caixa da loja de roupas masculinas Hela.

As compras de Natal de última hora

Muitas bancas e vitrines já ofereciam liquidações. Na Dimona, as regatas para o Ano Novo, que custavam R$ 15,90 no ano passado, agora estão R$ 13,90. Em outra loja, os itens de Natal já eram vendidos no varejo pelo preço de atacado.

O atraso no pagamentos dos servidores públicos do Estado do Rio também foi sentido nos shoppings. Na rede Ancar Inavnhoe, que inclui endereços como Nova América e Botafogo Praia Shopping, o movimento só engrenou a partir de quarta-feira.

? Além do hábito do brasileiro de deixar tudo para a última hora, a situação peculiar do Rio contribuiu para um aumento do fluxo de clientes no fim da semana. Os problemas que afetam o funcionalismo influenciaram. E quem vinha aguardando o pagamento de salário deixou para a reta final ? afirma Diego Marcondes, gerente nacional de Marketing da Ancar.