Saúde

Falta de matéria-prima preocupa e pode parar produção de vacina

Falta de matéria-prima preocupa e pode parar produção de vacina

Brasília – A produção de vacinas para a covid-19 de forma a garantir uma campanha nacional de imunização para toda a população ainda depende da chegada de insumos, cuja data exata de entrada no Brasil ainda não está definida. Caso esse material não chegue até o fim deste mês, o cronograma de vacinação poderá ser adiado, alerta o presidente do Instituto Butantã, Dimas Covas.

“Preocupa, sim, a chegada da matéria-prima. Essa matéria-prima precisa chegar para não parar o processo de produção. E esperamos que isso aconteça muito rapidamente. Porque, se chegar neste mês, nós manteremos o cronograma de entrega de vacinas”, afirmou Covas, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, nessa segunda-feira (18), convocada pelo governador João Doria (PSDB).

São Paulo fez um ato simbólico no domingo (17) vacinado profissionais do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e do Hospital das Clínicas, após a Coronavac receber autorização federal para uso emergencial.

O contrato do Butantã com a fabricante chinesa Sinovac previu que o instituto fizesse a terceira fase do estudo clínico da vacina, adquirisse 46 milhões de doses da Coronavac e recebesse a tecnologia para a produção do imunizante. Essas doses, entretanto, devem chegar ao longo do primeiro semestre, ou seja, até junho.

 

Capacidade

O Butantã tem capacidade para a produção de 1 milhão de doses da vacina por dia, segundo Covas. Mas, para executar essa fabricação, o instituto depende de insumos feitos pela Sinovac e que precisam ser importados. “A capacidade de produção foi atingida, mas precisamos dessa matéria-prima”, afirmou Covas.

A instituição informa estimar que ainda deve demorar dez meses para que tenha capacidade de produzir a vacina sem depender de insumos importados. Uma nova fábrica do Butantã está em construção na zona oeste de São Paulo.

Contudo, Covas não foi claro ao detalhar quantas doses poderão ser feitas com a matéria-prima que aguarda importação. “Mil litros [da matéria-prima] dão origem a 1 milhão de doses”, disse.

Ele afirmou, entretanto, que a questão ao redor da liberação desses insumos é de ordem burocrática. “Temos um carregamento de matéria-prima pronto lá na China para ser despachado e estamos aguardando autorização do governo chinês para aí, sim, iniciar a segunda etapa de produção”, afirmou.

 

Butantã pede autorização da Anvisa

O Butantã já iniciou a produção de 4,8 milhões de doses da Coronavac com um lote de matérias-primas que já haviam sido importados por São Paulo. Para que esses imunizantes cheguem até o braço da população, entretanto, é preciso que a Anvisa emita nova autorização para uso emergencial, da mesma forma que o órgão concedeu autorização para o uso de 6 milhões de doses prontas que haviam sido importadas ao longo do ano passado e foram liberadas no último domingo.

O presidente do Instituto Butantã, Dimas Covas, disse acreditar que a autorização para essas primeiras 4,8 milhões de doses possa contribuir para acelerar a liberação da importação dos novos lotes de matéria-prima.

 

MS compra 46 milhões de doses

No total, o contrato do Butantã com o Ministério da Saúde prevê o envio de 46 milhões de doses da Coronavac para o SUS (Sistema Único de Saúde) até o dia 30 de abril, a um custo de R$ 2,6 bilhões.

A primeira parcela são essas 6 milhões de doses importadas e distribuídas ontem, mais 2,7 milhões de doses nacionais (cujo pedido de autorização para uso emergencial à Anvisa foi feito ontem).

O acordo prevê, até o fim de fevereiro, mais 9,3 milhões de doses, aí todas de produção nacional, sejam enviadas ao ministério. Em março, serão 18 milhões. No mês de abril, o Butantã se comprometeu em enviar as 9,9 milhões de doses restantes.

A Coronavac precisa de duas doses para atingir a eficiência observada nos estudos clínicos. O tempo de intervalo entre as doses no estudo conduzido no Brasil, que apontou uma eficiência global de 50,4% (mas que evitou 100% dos casos graves e óbitos), foi de 21 dias entre a primeira e a segunda aplicação. Dimas Covas afirmou que os estudos clínicos realizados em outros países, que tiveram intervalo de 28 dias, apontaram uma taxa de eficácia maior.

A Coronavac demanda duas doses por pessoa, ou seja, seria suficiente para imunizar 23 milhões de pessoas. O Paraná vai receber 5% das vacinas do País, o equivalente a 2,3 milhões de doses, o que permitirá vacinar 1,150 milhão de pessoas no primeiro quadrimestre do ano. O Estado tem mais de 4 milhões dentro do público prioritário previsto para receber a vacina até maio.