Opinião

‘Falta de experiência’ não é mais problema para trabalhar no PR

As Agências de Curitiba e Região Metropolitana iniciaram a semana com 1.916 oportunidades de trabalho

‘Falta de experiência’  não é mais problema para trabalhar no PR

 

Cascavel – O número de vagas de trabalho disponíveis na Agência do Trabalhador de Cascavel tem aumentado neste início do ano. Na primeira quinzena do mês, conforme dados da agência que inclusive foram publicados pelo O Paraná, havia 1.078 oportunidades esperando por pessoas em busca de um novo emprego ou que querem se recolocar no mercado de trabalho.

A expectativa da agência era de que grande parte das vagas fosse preenchida, mas o que aconteceu foi o contrário, aumentaram as “sobras”. Ontem (24), a Agência do Trabalhador do Paraná ofertou 1.403 postos de trabalho em Cascavel, com destaque para os cargos de auxiliar de linha de produção (387 vagas) e para açougueiro (80 vagas).

A gerente da agência de Cascavel, Marlene Crivelari, explicou que as vagas para trabalhar como auxiliar de linha de produção não são somente em cooperativas. “A gente tem uma demanda de cooperativas, mas também temos vagas em outros seguimentos, como na produção de pneus e vasos, por exemplo. Linha de produção não significa que o trabalho é necessariamente em frigorífico” explicou.

Crivelari contou que apesar do número de vagas divulgadas, não é possível afirmar um número exato de postos de trabalho livres, em razão da rotatividade. “A todo instante as vagas mudam por conta dos preenchimentos e novas oportunidades que surgem. Pela manhã pode ter um tanto, a tarde outro”, ressaltou.

 

“Experiência”

Para aqueles que pensam que é necessário ter experiência para conseguir um emprego, a gerente da agência falou que somente na manhã de ontem (24), 200 vagas foram expostas em frente à agência para pessoas inexperientes. “Tivemos um recrutador que ofereceu mais de 30 vagas. Ele está ensinando quem nunca trabalhou”, disse.

A Agência do Trabalhador de Cascavel está localizada na Rua Paraná, nº 3648, no Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Interessados também podem entrar em contato pelo telefone: (45) 3222-2284.

 

NO PARANÁ

As 216 Agências do Trabalhador do Paraná seguem com um número alto de postos de trabalho disponíveis. Nesta semana são 10.633 vagas em todo o Estado, sendo 2.671 para auxiliar de linha de produção. A Agência de Toledo tinha 1.765 vagas, a que mais disponibilizou vagas neste início de semana no Interior. São 1.044 para auxiliar de linha de produção, 120 para abatedor de aves e outras 120 para trabalhadores da cultura da maçã.

Também tem oportunidades em Foz do Iguaçu (688, sendo 281 para auxiliar de linha de produção), Francisco Beltrão (429, sendo 35 para transportadores), Londrina (572, sendo 258 para alimentador de linha de produção), Maringá (339, sendo 80 para soldadores) e Umuarama (568, sendo 177 para auxiliar industrial).

Para o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, os dados refletem a retomada da economia, que começa 2022 com os mesmos sinais do final de 2021. “As equipes das Agências do Trabalhador do Paraná têm realizado um trabalho ativo nas buscas de vagas para oferecer aos trabalhadores do Estado e isso tem resultado na oferta frequente de empregos”, destaca.

As Agências de Curitiba e Região Metropolitana iniciaram a semana com 1.916 oportunidades de trabalho.

 

 

Show Rural: temporárias podem se tornar fixas

Entre os dias 7 e 11 de fevereiro será realizado o 34º Show Rural Coopavel, um dos principais eventos técnicos e de feiras do agronegócio no País. Além de ser literalmente um “show rural”, o encontro também contribui na geração de empregos. De acordo com a Coopavel, há cerca de 400 vagas temporárias disponíveis para trabalhar no parque tecnológico. O detalhe é que as vagas temporárias dão a oportunidade do trabalhador se efetivar na empresa após o término do evento.

As vagas são para trabalhar no estacionamento, setor de limpeza, restaurante e serviços gerais. Os interessados devem acessar o site do Show Rural (https://showrural.com.br/), e acessar a guia “Trabalhe conosco”, preenchendo os dados solicitados. Também é possível candidatar-se comparecendo no Show Rural, que fica na BR-277, KM 577.

 

Redação: Paulo Eduardo

FOTO: Agência do Trabalhador