Esportes

Falta de combustível é a causa mais provável para queda de avião da Chapecoense, diz jornal

63008739_ATTENTION EDITORS - VISUAL COVERAGE OF SCENES OF INJURY OR DEATHA Colombian air force helic.jpgA tragédia aérea que matou mais de 70 pessoas na Colômbia, incluindo jornalistas e boa parte do elenco da Chapecoense, pode ter sido uma pane seca. De acordo com o jornal “El Tiempo”, da Colômbia, falta de combustível é a causa mais provável para o acidente com a aeronave Avro RJ 85 na madrugada desta quarta-feira, conforme as informações preliminares do caso. Tragédia Chapecoense I

As investigações estão sendo realizadas por parte da Aeronáutica da Colômbia, que ainda não informou uma causa oficial para o acidente. Os motivos definitivos devem ser apontados após análise das caixas-pretas do avião, encontradas na tarde desta quinta-feira.

O jornal “El Tiempo” chamou atenção para a ausência de explosões ou de incêndio após a queda do avião, fator que poderia indicar falta de combustível na aeronave. A hipótese de pane seca também foi levantada pelo presidente da Associação de Aviadores Civis da Colômbia, Jaime Alberto Sierra, em entrevista à TV colombiana “Caracol”.

Sierra citou a informação de que o piloto da aeronave que levava os jogadores da Chapecoense havia pedido prioridade para aterrissar no aeroporto de Medellín, mas outro avião ganhou a preferência justamente por estar com pouco de combustível. Segundo o jornal “El Tiempo”, a tripulação do Avro RJ85 chegou a avisar à torre de controle que precisava pousar com urgência, também por falta de combustível, mas demorou a fazer tal pedido.

– Lamentavelmente, enquanto não sei a emergência, não posso dar a prioridade que a tripulação necessita. Nossa hipótese é que houve problema de falta de combustível – corroborou Sierra.

De acordo com fontes ouvidas pelo “El Tiempo”, o voo da Chapecoense recebeu autorização para pousar assim que comunicou a falta de combustível. Pouco depois, no entanto, teria ocorrido uma falha elétrica na aeronave, que desapareceu do radar.