Cotidiano

Falsa embaixada dos EUA é fechada em Gana após operar por dez anos

161204152506-01-fake-american-embassy-ghana-exlarge-169.jpegACRA – O local é uma embaixada dos EUA. Tem a bandeira americana hasteada, uma foto do presidente Barack Obama e fornece vistos para ir ao país. Faz tudo isso há mais de uma década. Mas a surpresa vem ao saber que o local é clandestino, e não uma representação diplomática. O Departamento de Estado americano revelou o fechamento de uma falsa embaixada após uma investigação em Acra, capital ganesa.

De acordo com a chefia da diplomacia americana, o prédio em Acra comercializava vistos legítimos de entrada obtidos de forma fraudulenta e falsificava vários documentos. O local operava sob círculos criminosos de Gana e Turquia, com apoio de funcionários ganeses corruptos.

Os “funcionários consulares” do local seriam turcos. Vários deles foram presos nas ações que desbarataram a representação, disseram os EUA.

Depois de uma ligação anônima, a polícia e o Departamento de Estado investigaram o local. Numa operação, agentes apreenderam vistos e passaportes de dez países. Também foram descobertos panfletos e outdoors que anunciavam os serviços como se o prédio realmente fosse a embaixada.

O Departamento de Estado não soube dizer quantas pessoas podem ter sido beneficiadas com os serviços piratas.

A Holanda também tinha uma representação diplomática falsa em Acra, segundo autoridades.161204152508-02-fake-american-embassy-ghana-exlarge-169.jpeg