Cotidiano

Falando sobre violência

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado ontem, o Conselho da Mulher de Cascavel em parceria com a Secretaria de Assistência Social realizou palestra com servidores que atuam diretamente com políticas voltadas à mulher, neste caso exclusivamente com a violência. O encontro ocorreu no auditório da prefeitura.

De acordo com a presidente do Conselho, Suzana Dal Molin, um grupo de profissionais de Cianorte, município localizado no noroeste do Estado, veio a Cascavel para apresentar um trabalho feito de forma coletiva com os agressores.

“Sempre olhamos para a vítima e agora é o momento de dar este olhar ao agressor, que também não deixa de ser vítima, já que estudos apontam que todo violentador em algum momento da vida também foi violentado. É nesta perspectiva que se pretende trabalhar para que se tenha uma metodologia capaz de romper com o ciclo da violência”, explica.

A assistente social do Ministério Público do Paraná, Adrieli Volpato Craveiro, que faz parte do grupo de trabalho de Cianorte, comenta que a ideia é sensibilizar o poder público municipal para que o projeto seja implantado em Cascavel. “O grupo, que existe desde 2016 e atende autores da violência doméstica, envolve todos os casos enquadrados na Lei Maria da Penha que entram no judiciário. Os agressores, ao serem encaminhados ao grupo, participam de palestras e recebem orientações”, relata.

Quatro reuniões

Os encontros são mensais, divididos em quatro reuniões, cada uma delas com uma temática na tentativa de sensibilizar e questionar a violência contra a mulher, e além disso, acabar com a cultura machista dentro da sociedade. Por mês, cerca de 30 pessoas são atendidas, na maioria homens.

Adrieli, em todo o ano passado houve apenas um caso de reincidência, o que mostra a assertividade do projeto. “Isso também nos ajuda a encorajar as vítimas a denunciar os agressores, que em grande parte dos casos são pessoas do sexo masculino com vínculo de afetividade”, diz a assistente social.