Cotidiano

Faixas do novo Joá serão usadas exclusivamente no sentido Barra

RIO – A prefeitura anunciou na tarde desta quarta-feira que as duas faixas do novo elevado do Joá, que será aberto aos carros no próximo sábado, serão voltadas exclusivamente para o fluxo em direção à Barra da Tijuca. Já o tabuleiro superior antigo, que também atendia o trânsito para a Barra, passará a operar em mão dupla.

As pistas no tablado inferior permanecem no sentido Barra-São Conrado. Com o novo sistema, serão três faixas permanentes para cada sentido no Joá, que deixará de contar com a faixa reversível pelas manhãs. As pistas serão monitoradas por radares: no novo Joá e no tabuleiro inferior a velocidade máxima é de 80 km/h, e no tabuleiro superior, o limite é de 50 km/h.

O secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, disse que a redução esperada no tempo de viagem em direção à Barra é de 60% no período da manhã. Pelo elevado, circulam por dia 85 mil veículos.

– Essa é uma das poucas obras de mobilidade que não atende o transporte público – afirmou o secretário, negando que a ampliação do Joá seja um estímulo para mais carros nas ruas. – As novas pistas não estão estimulando, mas suprindo uma demanda já existente.

NOVA ESTRUTURA

Para construir o Novo Joá, foram abertos um viaduto, dois túneis (o de São Conrado e o do Joá), um elevado e uma ponte, além dos acessos, totalizando um trajeto de cinco quilômetros de extensão. Diferentemente da estrutura atual, o novo elevado terá três áreas de acostamento, em caso de emergências. Cada recuo tem 32 metros de comprimento e quase oito de largura. Chega a ser cinco metros mais alto do que o “irmão” mais velho, permitindo que os motoristas continuem a apreciar uma das mais belas vistas da cidade durante a maior parte do trajeto.

Durante os Jogos, a faixa da direita do novo elevado será usada pela família olímpica. No antigo viaduto, será usada a faixa reversível na parte superior, pois, embaixo, no sentido Zona Sul, uma faixa também será exclusiva para a passagem das delegações e dos carros credenciados para os Jogos.