Cotidiano

Faep orienta dirigentes rurais sobre meio ambiente

Segundo Ágide Meneguette, as reuniões estão sendo realizadas para falar sobre as dificuldades da área ambiental e tratar das mudanças na lei

Cascavel – Apresentar as novidades na legislação que afeta diretamente a agricultura e sanar dúvidas dos produtores. Esse foi um dos principais objetivos do encontro do Nurespop (Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais Patronais do Oeste do Paraná), realizado ontem na sede do Sindicato Rural Patronal de Cascavel.

O encontro contou com a presença do presidente da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Ágide Meneguette, do presidente do Nurespop, Valdemar Kaiser, e de representantes de 28 sindicatos da região Oeste do Estado.

Na ocasião, Ágide fez breve explanação sobre as principais ações da Faep. Em seguida, Carla Beck, da área técnica da Faep, e do advogado Klauss Kuhnen, do departamento jurídico da entidade, abordaram vários assuntos de interesse dos produtores rurais, como conservação de solos, PRA (Programa de Regularização Ambiental), retificações do CAR (Cadastro Ambiental Rural), Funrural e faixa de fronteira.

Segundo Ágide Meneguette, as reuniões estão sendo realizadas em vários pontos do Estado para falar sobre as dificuldades da área ambiental e tratar das mudanças na lei. “Um dos pontos que estamos abordando é a importância da conservação do solo, que até então está sendo esquecida. As máquinas melhoraram muito, mas por outro lado as pesquisas sobre o assunto ainda são da década de 1970 e deixam muito a desejar”.

Ele citou inclusive a necessidade de atualização e reciclagem dos técnicos e engenheiros ligados à agricultura. “Vários cursos superiores, por exemplo, estão deixando a desejar no quesito formação profissional. Fala-se muito da parte teórica, mas falta o convívio no dia a dia, saber de fato o que é a agricultura”.

MUDANÇAS

De acordo com o presidente do Sindicato Rural patronal de Cascavel, Paulo Orso, Cascavel foi escolhida para este evento por estar geograficamente no centro dos municípios da regional. “Esses encontros descentralizados são positivos para os produtores. Em Cascavel estamos recebendo dirigentes de 28 sindicatos, além do presidente da FAEP”.

Segundo ele, o principal ponto do encontro é repassar as mudanças nas leis ambientais. “Apesar de não ser algo tão recente, muitos agricultores ainda têm dúvidas sobre as alterações sofridas, sobre o CAR [Cadastro Ambiental Rural], a conservação do solo, entre outros tópicos abordados”.