Cotidiano

Fachin e Janot se reúnem no STF para discutir Lava-Jato

BRASÍLIA – O novo relator dos processos da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, se encontrou na manhã desta sexta-feira com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A reunião durou menos de uma hora e ocorreu no gabinete de Fachin. Segundo a assessoria da Procuradoria Geral da República (PGR), o encontro serviu para definir como os dois gabinetes vão trabalhar nos processos da operação.

Cabe a Janot pedir a abertura de inquéritos e oferecer denúncias contra os acusados da Lava-Jato que têm foro privilegiado, como parlamentares e ministros. Há atualmente 40 inquéritos e três ações penais relacionados à operação no STF. Os números vão crescer depois que forem abertos novos inquéritos decorrentes da delação premiada dos 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht.

A agenda de Fachin nesta sexta-feira inclui ainda uma audiência com a secretária de Segurança do STF, Regina Alencar Machado da Silva, e o diretor geral do tribunal, Eduardo Toledo.

Antes de Fachin, o relator da Lava-Jato era o ministro Teori Zavascki, que morreu num acidente de avião em 19 de janeiro.