Esportes

Fachada cai na Barra, e vôlei de praia tem pedras no caminho

fachada.jpgO vento derrubou nesta quarta-feira parte da lona da fachada do Parque Aquático Olímpico e descortinou todo um complexo que ainda corre contra o tempo para ficar pronto a quase uma semana dos Jogos. A natação acontece na primeira semana da Olimpíada, mas já há atletas usando a piscina de aquecimento para treinos.

O local também sofreu abalos com a ventania desta quarta-feira no Parque Olímpico. Um dos três dutos de ar-condicionado foi desconectado da cobertura. Outro, estava vazio, indicando que o aparelho fora desligado, o que causou reclamações de delegações que treinaram nesta quarta-feira.

Nadadores e treinadores belgas não gostaram da temperatura da água, que consideraram fria, e do calor no deque da piscina, muito quente, segundo os atletas, após o problema com o ar.

Diretor de Gestão de Instalações do Comitê Rio-2016, Gustavo Nascimento disse que mantém as temperaturas dentro e fora da piscina de acordo com os parâmetros da Federação Internacional de Natação (FINA): entre 25 e 28 graus para água e 28 graus para o deque.

– Deve ter havido problema de ajuste fino da água e da temperatura externa. O operador liga e desliga com a necessidade, e leva tempo até esquentar ou resfriar – disse Gustavo, explicando o que aconteceu com a fachada. – Fazer os Jogos envolvem riscos e não havia previsão de que a fachada cairia. Caiu, mas não machucou ninguém, porque não se espatifou por estar presa a um cabo. Vamos reforçar ao fazer o reparo.

Já na piscina de competição, uma das bordas está coberta com plástico e papelão porque ainda há obras de acabamento. Muitos equipamentos estão amontoados na parte interna do estádio. E operários trabalham na parte externa.

Gustavo Nascimento diz que a área da piscina passa por “ajustes finais” de iluminação, um trabalho feito no teto que explica a necessidade de plástico e papelão no chão.

As Arenas Cariocas 1, 2 e 3 também estão fechadas para treinos. Militares impedem o acesso. Relatam que funcionários ainda montam tatames e outras estruturas.

Na frente da Arena Olímpica do Rio, um caminhão recolhia o esgoto. Segundo Nascimento, o serviço vai continuar durante os Jogos Olímpicos.

Nesta quarta-feira, uma dupla cubana de vôlei de praia encontrou pedras escondidas na areia enquanto treinavam na Vila dos Atletas. A quadra não é voltada para treinos, e funciona mais como área de lazer. Eles eram os únicos a usá-la.