Cotidiano

Facebook remove vídeo com campanha sobre câncer de mama

RIO – Em pleno Outubro Rosa, marcado por campanhas de conscientização sobre o câncer de mama, o Facebook removeu um vídeo sobre o assunto publicado na Suécia. Segundo informou a Sociedade Sueca do Câncer nesta quinta, a rede social considerou as imagens ofensivas.

O vídeo mostra desenhos animados de mulheres com seios em formato circular. O objetivo do trabalho era simplesmente explicar como deve ser feita a busca por nódulos suspeitos nos seios, o que pode ser sintoma do câncer na mama.

De acordo com a agência de notícias AFP, o grupo com sede em Estocolmo disse que tentou em vão entrar em contato com o Facebook e decidiu recorrer da decisão de remover o vídeo. O Facebook ainda não fez nenhum comentário sobre o caso.

“Achamos que é incompreensível e estranho que alguém possa perceber informação médica como ofensiva”, disse à AFP Lena Biornstad, diretora de comunicações da Cancerfonden. “Esta é uma informação que salva vidas, que é importante para nós”, acrescentou ela.

Em setembro, o Facebook provocou uma onda de indignação ao apagar repetidamente da rede social uma foto histórica da Guerra do Vietnã, inclusive de um post da primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg. A empresa disse que a foto icônica de uma menina vietnamita nua fugindo de um bombardeio de napalm violava as suas regras de restrição de nudez, mas depois voltou atrás na decisão.