Cotidiano

Facebook pede deculpas por remover foto histórica da Guerra do Vietnã

Napalm_Girl-912.jpg

HELSINKI, Finlandia ? A diretora de operações do Facebook pediu desculpas nesta terça-feira à primeira ministra da Noruega, Erna Solberg, por remover da rede social a foto histórica de 1972 que mostra uma menina nua fugindo de um bombardeio durante a Guerra do Vietnã. Em nome do site, a executiva Sheryl Sandberg reconheceu que “nem sempre acertamos”.

Links Napalm

A polêmica começou quando o autor Tom Egeland compartilhou o registro do fotógrafo Nick Ut em sua página no Facebook e viu o post ser apagado pela rede social. O escritor, posteriormente, teve sua conta suspensa. Dias depois, o Aftenposten, maior jornal da Noruega, comprou a briga, publicando a mesma imagem em sua página. Mais uma vez, a postagem foi deletada. Diversos políticos do país, então, compartilharam a imagem, entre eles, a primeira-ministra. Todos tiveram seus posts apagados.

Na última sexta-feira, com a repercussão internacional do caso, o Facebook voltou atrás e republicou os posts. Na carta revelada nesta terça, a diretora do Facebook disse que vem refletindo sobre os problemas importantes gerados pela remoção da imagem, a mais famosa do conflito no Vietnã, vencedora de um Prêmio Pulitzer. “São decisões importantes e nem sempre acertamos”, escreveu ela na carta, obtida pela Reuters graças às regras de transparência do governo norueguês.

A imagem em questão foi removida porque o algoritmo do Facebook identifica o arquivo como uma foto de uma criança nua, o que, em geral, fere os princípios da rede social. “Mesmo com padrões claros, analisar milhões de posts individualmente todas as semanas é desafiador”, diz Sheryl. “Mesmo assim, queremos fazer melhor. Estamos comprometidos em ouvir nossa comunidade e evoluir”.