Cotidiano

Facebook deve excluir publicações de Kim Kataguiri que relacionem Ney Matogrosso a impeachment

RIO ? O Facebook deve retirar do ar todas as publicações em que Kim Kataguiri, um dos coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL), afirma que o músico Ney Matogrosso era favorável ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. A decisão, tomada pela juíza Daniela Dejuste De Paula, da 21ª Vara Cível de São Paulo, atende ação promovida pelo cantor.

O motivo do pedido foi a publicação, por parte de Kim, de uma foto em que ele aparecia ao lado de Ney. A imagem foi publicada no dia 14 de dezembro de 2015, um dia após a realização de um protesto que pedia a saída de Dilma, e era acompanhada de um texto: ?Depois da manifestação de ontem, encontrei um grande ídolo e defensor do impeachment: Ney Matogrosso?.

Na época, o escritor Ismael Caneppele, amigo de Ney, afirmou que mostrou a foto para o músico, e divulgou sua resposta: ?Esse garoto chegou perto de mim numa lanchonete em São Paulo e pediu pra tirar uma foto comigo. Eu disse sim. Foram as únicas palavras trocadas entre nós, não sei quem é nem me perguntou o que eu achava sobre o assunto. É um imbecil!?.

Em sua decisão, divulgada pelo site Consultor Jurídico, a juíza considerou parcialmente procedente a ação, negando outros pedidos do músico, que também envolviam o Google.

Em relação ao Facebook, Ney havia pedido o bloqueio da página de Kim e a disponibilização de dados da sua conta. Daniela afirmou que as publicações ?exteriorizam abuso na manifestação do pensamento, pois vinculam o autor a opinião política que ele afirma não defender?. Ressaltou, no entanto, que elas não seriam o suficiente para bloquear a página e, por isso, determinou apenas a exclusão das postagens.

Já sobre a divulgação dos dados, a juíza considerou desnecessária, ressaltando que as publicações não foram anônimas.

O cantor também queria que o Google removesse todo os resultados de busca que relacionassem seu nome ao do coordenador do MBL, mas Daniela avaliou que ?nem todos os resultados que eventualmente surjam nas pesquisas serão ofensivos ao requerente?.

Na página oficial de Kim Kataguiri, a publicação original não está mais disponível. Há, contudo, outra postagem, do dia 19 de dezembro, em que o ativista divulga um texto seu, explicando que havia lido em uma entrevista que Ney era favorável ao impeachment.

Procurada, a assessoria de imprensa do Facebook ainda não respondeu sobre o posicionamento da empresa.

Já a assessoria de Ney Matogrosso informou que o músico está fora do país, de férias, e que não seria possível entrar em contato com ele.