Cotidiano

Facebook detalha ferramentas para coibir veiculação de notícias falsas

facebook2.jpg RIO- O Facebook detalhou nesta quinta-feira algumas iniciativas para coibir a disseminação de notíficas falsas na rede social. Uma das medidas do site será facilitar a denúncia de conteúdos mentirosos pelos usuários e a sinalização de que determinada publicação foi classificada como falsa por um grupo de checadores.

A rede social disponibilizará, por exemplo, uma ferramenta para reportar ao site que a notícia é falsa. Os usuários poderão inclusive marcar o conteúdo como falso, adicionar avisos no link compartilhado, entre outras funções.

A rede social anunciou ainda uma parceria com um grupo de organizações que obedecem os princípios de checagem de fatos estabelecidos pelo Poynter Institute, um centro de formação de jornalismo, que fará a checagem de determinadas publicações veiculadas na rede. A rede social indicará que a informação foi contestada e caso o conteúdo seja considerado falso, o Facebook incluirá um link com um texto explicando os motivos para informação ter sido classificada como equivocada. facebook.jpg

“É importante para nós que as histórias que você vê no Facebook sejam autênticas e significativas. Estamos animados com esse progresso, mas sabemos que há mais a ser feito. Vamos trabalhar nisso até o tempo que for necessário para que consigamos uma solução”, escreveu o Facebook em seu blog.

Essas publicações serão minimizadas no feed de notícias e os que tentarem compartilhá-la receberão antes um aviso de que a notícia é falsa. Os posts que forem classificados dessa forma, não poderão ser promovidos ou transformados em anúncio.

O Facebook também tentará identificar em que medida pessoas que leram um determinado link o compartilharam depois. Segundo a rede social, o ato de ler e não compartilhar depois pode ser um termômetro que indica que em algum ponto da matéria, o usuário leu alguma informação falsa ou incorreta. O site tentará indicar na publicação essa tendência de ler e não compartilhar.