Cotidiano

Facebook deixará auditoria externa analisar métricas de anúncios

NOVA YORK – O Facebook concordou em se submeter a uma auditoria pelo órgão de supervisão da indústria da mídia nos Estados Unidos, o Conselho de Classificação da Mídia (MRC, em inglês). Com a decisão, a empresa lida com a preocupação entre anunciantes que tem questionado as métricas de anúncios na rede social.

O Facebook esteve sob alvo de críticas recentemente após uma série de erros que revelaram várias falhas na relação de dados a sócios e anunciantes. A companhia conduziu sua própria revisão de práticas e prometeu ser mais transparente sobre possíveis erros no futuro.

De acordo com planos para o próximo ano, divulgados em comunicado nesta sexta-feira, o Facebook disse que almeja fornecer mais informações detalhadas sobre desempenho, como métricas de quanto tempo os usuários visualizam um anúncio e o quanto deste fica visível na tela.

?Queremos fornecer transparência, escolha e prestar contas?, disse a empresa. ?Transparência através de dados verificados que mostram quais campanhas conduzem resultados mensuráveis, escolha em como os anunciantes podem fazer campanhas em nossas plataformas, e prestar contas através de uma auditoria e verificação por terceiros?.

Representantes do Facebook, incluindo Carolyn Everson, vice-presidente de soluções globais de marketing, fizeram uma apresentação na quinta-feira em Washington ao quadro da Associação Nacional de Anunciantes (ANA), grupo comercial de publicidade, segundo uma fonte próxima ao assunto. Os presentes no encontro estavam particularmente interessados na promessa por mais transparência e pelo processo de auditoria, disse a fonte.

A decisão de trabalhar com o MRC e fornecer dados adicionais ?caminham para aliviar preocupações? de anunciantes, afirmou Bob Liodice, presidente e diretor-executivo da ANA:

? É pelo que temos clamado. Passamos cerca dos últimos seis meses conversando com o Facebook sobre isso ? explicou. ? É o modelo e estrutura apropriados para nós fazermos melhores decisões de marketing.

Segundo ele, ter uma organização independente para validar as métricas que Facebook anuncia torna os dados mais confiáveis e confere aos anunciantes a habilitade de comparar resultados entre plataformas da internet.