Cotidiano

Facebook amplia liderança como porta de acesso à informação

221930498.jpg

RIO – O Facebook se transformou em uma importante fonte de informação para cerca da metade dos adultos americanos, aponta uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira, em meio a uma crescente preocupação sobre o viés das redes sociais.

snapchat 2605

A pesquisa de The Pew Research Center assegura que 62% dos adultos americanos obtém informação através das redes sociais, e que 18% o fazem frequentemente. Isto indica um papel cada vez mais importante do Facebook e de outras redes sociais como fontes de notícias. Um estudo de 2012, baseado em uma pergunta ligeiramente diferente, apontava que 49% dos adultos americanos obtinham informação nas redes sociais, afirma a instituição Pew.

Segundo a pesquisa atual, 66% dos usuários do Facebook se informam por meio da rede social, assim como 59% dos usuários do Twitter e 70% do Reddit.

Dado que o Facebook abarca cerca de dois terços dos adultos americanos, a pesquisa conclui que 44% da população total tem acesso a ao menos algumas notícias através desta rede social.

A pesquisa ocorre no momento em que o Facebook se defende das denúncias de que suprimiu alguns tópicos conservadores dos ?temas que marcam tendência?.

O Facebook disse na semana passada que não estava em condições de avaliar nenhuma acusação concreta de que suas informações tinham um viés político, mas anunciou que estava atualizando seus critérios editoriais para deixar claro que suas decisões não estavam baseadas em critérios políticos ou ideológicos.

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, reuniu-se com um grupo de líderes políticos conservadores e lhes comunicou que a rede social era ?uma plataforma para todas as ideias?.