Cotidiano

Fábrica chinesa produz frangos infláveis com o rosto de Trump

TOPSHOT-CHINA-US-TRUMP-NEW YEAR-OFFBEAT-GV332KFRB.1.jpg

PEQUIM ? Uma fábrica chinesa está produzindo frangos infláveis de um jeito bastante ousado: com o rosto do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, estampado. E o produto já faz tanto sucesso ? sobretudo com a aproximação do Ano do Galo para os chineses? que a empresa teve que aumentar a sua fabricação. Com cinco metros de altura, a estátua representa uma ave cuja crista foi substituída pelo penteado dourado do bilionário.

? Eu vi a imagem de Trump na TV, tem uma personalidade exuberante. E como o Ano do Galo chega no final deste mês, decidi misturar os dois elementos ? explicou à AFP Wei Qing, proprietário da fábrica em Zhejiang, que produz esta escultura em série. ? Tem sido algo realmente divertido! Tínhamos feito um desenho e começamos a vendê-lo. E se revelou um sucesso.

O frango com a imagem de Trump inflável está disponível na principal plataforma de vendas on-line chinesa, Taobao, onde a empresa também oferece um modelo de 10 metros de altura por 14,4 mil yuans (o equivalente a 1,9 mil euros).

O republicano Trump deverá assumir o cargo em 20 de janeiro, uma semana antes do Ano Novo Lunar, que marca o início do Ano do Galo para os chineses.

Como a aproximação da data, figuras representando galos e galinhas se multiplicam em todo o país, com inúmeras figuras diferentes expostas em shoppings, escritórios de empresas e parques. No final de dezembro, um shopping chinês colocou em exposição uma enorme escultura de frango cuja cabeça representa a de Trump.