Esportes

Fabi tieta Rafaela Silva e relembra o preconceito após derrota em Londres

fabi.jpgRIO ? Fabiana Claudino, da seleção brasileira de vôlei, tira foto com Rafela Silva e parabenizou a atleta por sua vitória. Na postagem, a jogadora relembrou o episódio de Londres-2012, em que viu a judoca ser criticada, humilhada e sofrer preconceito nas redes sociais. Além disso, a central escreveu sobre o passado humilde e de lutas das duas. Rafaela Silva – judô – 09/08

“Rafaela Silva é uma lutadora, não só dentro dos tatames, é uma lutadora na vida! Me orgulho da trajetória dela e já passei a mão na medalha pra dar sorte, hahahah! É a prova de que quando queremos, não há nada nem ninguém que nos impeça de conseguir. Hoje ela entra na galeria dos poucos campeões olímpicos. Mas na vida, onde importa mesmo, ela já nasceu campeã! Orgulho de ser brasileira, orgulho de poder dizer que a Rafaela é do Brasil, e é ouro! Deus a abençoe e permita voos ainda mais altos! Parabéns Rafa!”, escreveu ela.

fabi


Preconceito

Em 2012, a judoca brasileira Rafaela Silva foi vítima de racismo após ser desclassificada por uma catada de perna ilegal sobre a húngara Hedvig Karakas. Pelo Twitter, a atleta foi chamada de “macaca” e reagiu com palavrões aos xingamentos. Nesta segunda-feira em que conquistou a medalha de ouro na Olímpiada derrotando a mongol Dorjsürengiin Sumiya, Rafaela já havia enfrentado nas quartas de final de hoje a mesma Karakas que a eliminou há quatro anos.

Às provocações racistas, a atleta reagiu: “Vai se f… filho da p… Perdi, sim, sou humana como todos. Errei e sei que tenho capacidade de chegar e conquistar uma vaga para 2016”, disse Rafaela, para em seguida emendar: “Você já não tem o que fazer e fica falando merda por aí. Tenha capacidade, conquiste uma vaga nas Olimpíadas e depois a gente conversa.”