Cotidiano

Extremistas filipinos divulgam vídeo com decapitação de alemão

65465070_In this undated image made from militant video and released by SITE Intel Group on Feb 24 2.jpgMANILA ? Extremistas do grupo Abu Sayyaf nas Filipinas divulgaram, nesta segunda-feira, um vídeo que mostra a decapitação de um refém alemão. O rápido vídeo, publicado pelo grupo de inteligência SITE, que monitora sites de grupos extremistas, é o primeiro sinal de que os militantes cumpriram a ameaça de matar Jurgen Gustav Kantner.

O alemão teria sido assassinado após o prazo de resgate, no valor de US$ 600 mil (R$ 1,86 milhão) do refém ter se esgotado. O vídeo mostra Kantner sentado em um gramado, onde diz: “Agora ele vai me matar”. Em seguida, um militante mascarado o decapita com uma faca curvada. Alguns homens murmuram “Allahu Akbar”, algo como “Deus é grande”.

Segudo o chanceler filipino, Perfecto Yasay, Kantner pode ter sido assassinado porque estava doente. Em meio a reuniões do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, Yasay afirmou que o governo filipino vinha buscando auxílio tecnológico de seus aliados para localizar pontos onde reféns vêm sendo mantidos.

No entanto, o chanceler afirmou que o país irá coninuar com a política de não pagar resgates.

? Nós iremos continuar nossas operações de forma a salvar a vida de reféns, e precisamente por isso, nossa tarefa não tem sido fácil. Mas estamos preparados para combatê-los quando o momento chegar.

Jurgen Kantner já havia aparecido em dois pequenos vídeos pedindo socorro através do pagamento do resgate. Ele estava sendo mantido na pequena ilha de Jolo.

O alemão e sua companheira foram sequestrados em novembro enquanto navegavam em um iate do Leste da Malásia. Sua companheira foi morta baleada após resistir aos militanes.

Desde sua formação, na década de 90, o grupo Abu Sayyaf já obteve dezenas de milhões de dólares com o pagamento de resgates ? adquirindo armas, bombas, embarcações e equipamentos modernos.

Acredita-se que o grupo esteja mantendo atualmente 26 reféns: 13 vietnamitas, 7 filiponos, um holandês, um japonês, dois indonésios e dois malásios.