Cotidiano

Extrema-direita francesa pressiona Fillon a retirar candidatura presidencial

64705362_FILES This file photo taken on November 25 2016 shows Francois Fillon C candidate for the r.jpg

PARIS ? O partido francês de extrema-direita, a Frente Nacional (FN), pediu nessa sexta-feira que o candidato conservador François Fillon renuncie à sua candidatura à Presidência. O ex-primeiro-ministro vêm assistindo à queda da sua popularidade nas pesquisas após ter sido acusado de pagar sua mulher por um emprego fantasma no governo. Enquanto isso, as projeções para o segundo turno são de que se enfrentem o candidato independente da esquerda, Emmanuel Macron, e a líder ultranacionalista da FN, Marine Le Pen.

? Quero que François Fillon assuma a responsabilidade e se retire das eleições presidenciais ? disse o vice-presidente da FN, Florian Phillippot, à rádio RTL.

Na quinta-feira, a rede de televisão France 2 reproduziu uma entrevista de 2007 da mulher de Fillon, Penelope. Na ocasião, ela afirmou que nunca havia trabalhado como assistente parlamentária do marido, quando ele ainda era deputado. Ainda assim, segundo a imprensa, ela chegou a ganhar quase ?800 mil pelo que pode ter sido um emprego fictício.

Em face da revelação, a Justiça francesa está investigando a contratação dela, assim como a de seus filhos, que teriam recebido ?84 mil também trabalhando como assistentes parlamentares de Fillon.

? Nunca fui sua assistente ? disse Penelope Fillon na entrevista em que também conta que o cuidado aos filhos tomava todo seu tempo. De acordo com seu advogado, Pierre Cornut-Gentille, suas palavras foram ‘tiradas de contexto’.

François Fillon, de 62 anos, ex-primeiro-ministro e candidato à Presidência pelo partido conservador Os Republicanos, disse que está decidido “em ir até o final” e que é vítima de um “complô”.

? Não estão buscando justiça e sim me destruir. E não apenas a mim, mas também a direita, roubar as eleições ? disse ele em uma reunião em Charleville-Mezieres, onde acusou a esquerda de haver filtrado informação sobre o caso.

O destino de Fillon agora depende de sua capacidade de convencer os deputados de seu partido, preocupados também por conta das eleições legislativas que acontecem em junho, logo após às presidenciais.

Uma pesquisa recente aponta que, se as eleições fossem realizadas hoje, Le Pen ganharia o primeiro turno, mas perderia o segundo turno em uma disputa com Fillon ou Macron.

Até agora, Fillon havia construído uma imagem de político íntegro e com um programa repleto de importantes reformas econômicas, inclusive algumas medidas contra a imigração e o islamismo radical.

? A confiaça se acabou ? declarou Le Pen, na quarta-feira. ? Agora é ele ou sua família política que devem concluir algo.

PROBLEMAS TAMBÉM PARA LE PEN

Porém, a líder da FN, que é eurodeputada, tem seus próprios problemas. Nesta semana, o Parlamento europeu embargou parte do seu salário por ter se negado a devolver ?300 mil que, segundo a câmara, usou indevidamente para passar seus assessores.

Vários líderes da FN também estão envolvidos em casos judiciais na França por conta de uso indevido de dinheiro público, em uma investigação de uma possível fraude de financiamento de campanha nas eleições legislativas de 2012.

Le Pen está convencida de que a vitória de Trump nos EUA e o Brexit no Reino Unido são sinais de que chegou a hora de alcançar a maioria dos franceses com seu discurso contra as elites e a imigração. Ela promete abandonar o euro e tirar a França da União Europeia.