Cotidiano

Exposição revela desenhos e poemas de crianças da Primeira Guerra Mundial

Uma extensa coleção de poemas, ensaios e desenhos feitos por crianças durante a Primeira Guerra Mundial será exibida pela primeira vez em um acervo digital, depois de ter sido perdida e esquecida por décadas.

Dois manuscritos de 1915 e 1916 mostram como as crianças percebiam o esforço de guerra britânico, tanto nos campos de batalha como no front doméstico. No material há registros como a foto de uma menina chorando porque ela não pôde se juntar aos homens no combate, além de uma caricatura do Kaiser alemão Guilherme II, ?coroado pelo pecado?.

Os documentos, disponíveis no site ?London News in the First World War?, são uma compilação de trabalhos feitos por alunos com idades entre oito e 16 anos de uma sinagoga na capital inglesa.

Ian Cooke, chefe de publicações britânicas contemporâneas da British Library, disse que uma coleção tão grande de trabalhos infantis da época da guerra é extremamente rara.

? Em nossa própria coleção temos apenas duas cartas escritas por crianças sobre a invasão de um zepelim em Londres ? revelou. ? As chances de um trabalho infantil sobreviver cem anos é muito pequena. Você pode encontrar fotos da escola ou mensagens de propaganda destinadas a este público, mas não materiais de sua autoria.

Depois da guerra, os dois volumes encadernados foram despejados no arquivo da sinagoga, onde ficaram por décadas. Só foram redescobertas em 2014.