Cotidiano

Exposição em São Paulo mostra o país de Alice, personagem de Lewis Carroll

2016 943359468-201610051342411582.jpg_20161005.jpg

SÃO PAULO – Corajosa e curiosa, Alice é uma das personagens mais fascinantes e inspiradoras do mundo infantil. Fascínio que a exposição ?Experiência Alice? promete ? e cumpre ? realizar entre fãs da personagem que Lewis Carroll criou em 1865 e a Disney transformou em desenho em 1951.

BV_SãoPaulo

Idealizada pelo shopping JK Iguatemi, que procurou a Disney e obteve apoio ? a renda será revertida para a ONG Orientavida, parceira do império americano no Brasil ? a exposição é interativa e passa por variados cenários sempre sob a ótica da sonhadora e exploradora personagem. São 15 salas, construídas pela Caselúdico, responsável pela mostra ?Castelo Rá-Tim-Bum?.

Na entrada, um labirinto de páginas, com desenhos e capas de edições raras do livro, como a de Salvador Dali, publicada em 1969. Outra atração é o jardim da Rainha de Copas, em que as cartas tentam se esconder da soberana. As rosas brancas são iluminadas por sensores, e quando tocadas, ganham tom avermelhado.

O grito ?Cortem-lhe as cabeças? não fica de fora. E tem mais: um escorrega para cair na toca do Coelho Branco, chegando ao País das Maravilhas. Espelhos para que o visitante sinta as mudanças de tamanho de Alice. Pode-se ainda perseguir o Gato, sentir-se como a personagem no julgamento da Rainha de Copas e tomar chá com o Chapeleiro Maluco.

A lojinha vende produtos da ONG, que ajuda artesãs do Vale do Paraíba. Uma verdadeira atração da Disney em São Paulo.

A mostra começou dia 6 e está bem concorrida. Vai até 30 de novembro.

O planetário e a primavera

Você sabia que a Terra, em cada ponto do percurso ao redor do Sol, está voltada para uma região diferente do céu durante a noite? Por isso, cada estação do ano é marcada por um conjunto de constelações. O Planetário do Parque do Ibirapuera desvenda nestes meses ?Os segredos do céu de primavera? ? dando ao visitante a oportunidade de explorar as estrelas de Pegasus, visíveis no período, assim como planetas observáveis a olho nu agora, como Vênus, Marte e Saturno.

Reaberto no começo do ano, após três anos fechado, o planetário funciona para o público sábados, domingos e feriados, com sessões gratuitas às 10h, 12h, 15h e 17h ? é preciso chegar uma hora antes para pegar senha.

Carnes na parilla e cervejas artesanais

Um festival de carnes e hambúrgueres feitos numa parilla como na Argentina, com acompanhamentos e temperos que não deixam a dever às melhores steak houses americanas. Cervejas artesanais, coquetéis, cookie, gente circulando. Assim é o Kød, de Bruno Alves, em Pinheiros. Bruno é carioca e deixou a publicidade para se dedicar à hamburgueria, junto com Jayme Neto e o jornalista Bruno Porto, dispostos a investir na sua ideia. As carnes vão de bife ancho a prime rib (em torno de R$ 55).

Há pratos executivos, por cerca de R$ 40. Rua Simão Álvares 49. De segunda a terça, das 12h às 22h30m; de quarta a sábado, das 12h à meia noite.