Cotidiano

Exposição em Assunção, no Paraguai, celebra o centenário de Roa Bastos

luisvera-9892.jpg

BUENOS AIRES – A obra do escritor Augusto Roa Bastos, que morreu aos 87 anos, em 2005, é um dos motivos de maior orgulho dos paraguaios. Portanto, o centenário de um dos grandes nomes da narrativa da América Latina é sinônimo de festa no Paraguai. O Centro Cultural da República, o chamado Cabildo de Assunção, inaugurou uma exposição sobre os cem anos de Roa Bastos, com fotos sobre a vida e obra do escritor, além de manuscritos e objetos pessoais.

BVArgentina

A mostra conta com a colaboração da família de Roa Bastos e permanecerá aberta até o próximo mês de março. O escritor foi traduzido para mais de 20 idiomas e venceu o Prêmio Cervantes, entre outros reconhecimentos por sua trajetória. Durante todo o ano de 2017, o governo do Paraguai realizará homenagens em diferentes espaços culturais de Assunção e outras cidades. Uma das iniciativas é o Plano Nacional de Leitura, a ser implementando em 12 mil instituições educacionais, para apresentação e análise da obra de Roa Bastos.

Um de seus grandes sucessos foi ?Eu, o Supremo? (1974), novela emblemática sobre a figura do ditador paraguaio Gaspar Rodríguez de Francia, que governou o país com mão de ferro durante 25 anos, após a independência, em 1811. O livro ficou muitos anos proibido no Paraguai, por ordem do ditador Alfredo Stroessner (1954-1989).

Como muitos compatriotas, Roa Bastos foi obrigado a exilar-se, primeiro na Argentina e depois ? quando o país vizinho também passou a ser governado pelos militares ? na França. O escritor só retornou ao Paraguai após a queda de Stroessner e a recuperação da democracia. Toda essa história também é contada na mostra. Para mais informações, confira o site cabildoccr.gov.py.

Hotel na Recoleta

O Serena é um hotel super recomendável, por sua localização (coração da Recoleta) e bom gosto. Fica na Calle Libertad 1.617, quase chegando na Avenida del Libertador, bem pertinho do cemitério da Recoleta, do Museu de Belas Artes e do shopping Patio Bullrich. Uma gracinha de lugar, muito bem decorado e com excelente atendimento. Para consultar disponibilidade e tarifas, acesse serenahoteles.com /es-buenos-aires.html.

Uma cantina italiana

Na Rua Cerviño 3.800, a poucos metros do Zoológico e do Jardim Botânico de Buenos Aires, está o restaurante Olivetti, um cantinho italiano muito agradável. O lugar é simples, mas muito recomendável, para almoço ou jantar. Dois dos pratos mais interessantes são o ravioli de espinafre e o nhoque. Um almoço para duas pessoas fica em torno de 800 pesos (US$ 50), sem vinho. Confira o site trattoriaolivetti.com.

Beleza feminina

A rede de farmácias argentina Farmacity (farmacity.com) virou um must para mulheres portenhas. É impossível entrar numa sucursal da Farmacity e sair sem algum produto de maquiagem, cabelo, algum creme ou perfume, entre outros produtos de beleza. Não chega a ser uma CVS (a famosa rede americana de farmácias), mas que vale a visita, lá isso vale.