Cotidiano

ExpoConstruindo 2018: a feira inovadora

Ao entrar na ExpoConstruindo 2018, feira de construção, arquitetura, decoração e paisagismo que começou ontem em Cascavel, o visitante também vive uma experiência tecnológica. Falar em construção hoje, também é adentrar num universo high-tech, cheio de soluções surpreendentes que surgem com simples cliques. Muito além das funções de comunicação, os celulares se tornaram verdadeiros controles remotos, capazes de controlar de tudo um pouco dentro de uma casa: luzes, câmeras, cortinas e até sons.

Uma empresa especializada em automação residencial, que está entre os 150 expositores da ExpoConstruindo, trouxe para a feira um sistema de sonorização americano, que é novidade no Brasil. “São instalados módulos, seja em móveis ou no gesso do teto, junto com caixas de som. O sistema é conectado na rede wi-fi da casa e o morador baixa o aplicativo gratuito. Pelo app, ele consegue colocar sons diferentes em cada ambiente, ou pode linkar o mesmo som em todos os cômodos, se quiser fazer uma festa”, detalha o expositor Leandro Lecheta, engenheiro de automação responsável pela Future Home.

Tecnologia 3D

E que tal adotar a tecnologia para conhecer sua casa em detalhes antes mesmo de começar a erguer as paredes? Com um software específico e óculos 3D, os arquitetos conseguem inserir os clientes no ambiente projetado. O visitante da ExpoConstruindo também pode ter essa sensação ao testar o óculos acoplado a um celular, disponibilizado pela Iknos Arquitetura. “Acaba facilitando porque o cliente consegue ter uma percepção do espaço. Ele faz uma imersão virtual e tem uma perspectiva real de como vai ficar o ambiente”, explica o arquiteto Leonardo Conferri.

Visitas

Para conhecer essas e outras novidades, basta visitar a feira que acontece no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel até domingo, com entrada franca e expectativa de 25 mil visitantes ao longo de quatro dias de evento.