Cotidiano

Explosões em parque no Japão ligadas a aparente suicídio

TÓQUIO ? Um militar aposentado de 72 anos se explodiu em um parque na cidade japonesa de Utsunomiya na manhã deste domingo, se matando e deixando outras três feridas em um aparente suicídio, informou a rede de TV japonesa NHK. Uma segunda explosão, separada da que matou o ex-integrante das Forças de Autodefesa do Japão, causou um incêndio em um estacionamento próximo, enquanto a casa do militar, a cerca de oito quilômetros do parque, foi completamente destruída também num incêndio.

A polícia da cidade, a cerca de 100 quilômetros ao Norte de Tóquio, informou ter descoberto um bilhete de suicídio escrito pelo militar e está investigando os três incidentes. A explosão no parque também feriu dois homens de 64 e 58 anos, que estão sendo tratados por ferimentos causados por estilhaços. A terceira vítima é um estudante de 14 anos, informou a NHK. Testemunhas contaram à rede de TV terem ouvido uma série de explosões altas.

As taxas de suicídio vêm caindo no Japão nos últimos anos, mas continuam entre as mais altas no mundo, com cerca de 30 mil pessoas tirando a própria vida a cada ano. Especialistas dizem que o estresse financeiro de sobreviver com pequenas pensões estão levando muitos aposentados a se matarem. Em 2015, um homem de 71 anos se imolou em um trem bala num incidente que também tirou a vida de uma mulher de 52 anos que viajava no mesmo vagão.