Cotidiano

Explosão de carro-bomba contra posto militar deixa ao menos 18 mortos na Turquia

O ataque de um carro-bomba contra um posto militar matou pelo menos 18 pessoas, incluindo oito civis, neste domingo no Sudeste da Turquia, segundo o governo. Além disso, 27 pessoas ficaram feridas na explosão, incluindo 11 soldados. A suspeita de Ancara é que combatentes curdos tenham detonado o veículo em Durak, em uma região montanhosa perto do Iraque e do Irã. Lá atua o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

A explosão deixou destroços e carros destruídos. Um vídeo da CNN mostra que já há investigadores no local.

Autoridades já estavam em alerta pela possibilidade de ataques neste domingo, quando se completam 18 anos da fuga do líder do PKK Abdullah Ocalan para a Síria. Posteriormente, ele acabou sendo capturado pelas forças especiais turcas em fevereiro do ano seguinte. E, desde então, permanece encarcerado em uma ilha perto de Istambul.

Nos últimos dias, o Sudeste da Turquia assiste ao aumento da violência. No sábado, um homem e uma mulher detonaram explosivos e se mataram perto de Ancara. A polícia suspeita que eles também fossem combatentes do PKK, que preparavam um ataque terrorista.

O PKK, que lançou uma insurgência separatista em 1984, é chamado de grupo terrorista por Turquia, EUA e União Europeia. Um cessar-fogo de dois anos entre o grupo e autoridades turcas colapsou em julho do ano passado, e a violência consequentemente se elevou a níveis sem precedentes desde o início do conflito nos anos 1990.