Cotidiano

Experiências de conselho serão compartilhadas

Toledo – O ex-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá José Carlos Valêncio participa nesta sexta-feira do Seminário de Desenvolvimento Econômico na PUC em Toledo. Organizado por Comdet, Faciap e Caciopar, com o apoio de outras entidades parceiras, o evento vai debater e repassar informações sobre funcionamento e resultados práticos alcançados pelos conselhos de desenvolvimento.

O Codem de Maringá é um dos mais antigos em funcionamento no País e serve de modelo para a implantação de outros conselhos em várias regiões pelo Brasil.

Valêncio acompanhou os encaminhamentos desde o início e terá muito a compartilhar com todos os participantes, diz o diretor da Faciap para assuntos ligados ao desenvolvimento Regional, Mario César Costenaro, que é de Toledo.

Programação

Durante o seminário de sexta em Toledo, que começará às 8h30, José Carlos Valêncio vai falar sobre A Operação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico – o dia a dia do conselho. Além dele, o painel será apresentado por Marcelo Rodrigues, do Codesc de Cianorte. A moderação será de Cezar Antônio de Césaro, do Comdet.

Outra autoridade que confirmou presença é o ex-prefeito de Maringá e atual secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Sílvio Barros. Ele vai apresentar o tema Visão e estratégia estadual aos conselhos municipais de desenvolvimento urbano.

Outro dos painéis programados será sobre diagnóstico econômico do município e do planejamento estratégico como ferramentas norteadoras das ações de um Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. Os debatedores serão o economista João Ricardo Tonin e Dimas Bragagnolo, da Acifi de Foz do Iguaçu. O presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, será o moderador.

Governança e relacionamento público-privado será tema de outro painel, com os seguintes debatedores: o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina, Claudio Tedeschi, e o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla.

Inscrições

O almoço será custeado pelos parceiros para aqueles que garantirem a inscrição até esta quarta-feira. As inscrições ao seminário podem ser feitas pelo site www.caciopar.org.br no pop-up de evento, pelo e-mail [email protected] e ainda pelo telefone (45) 99915-1311.