Cotidiano

Experiência máxima de um carro na rua e nas pistas

O McLaren Senna fará sua estreia oficial na próxima terça-feira, no 88º Salão Internacional do Automóvel de Genebra

Entre as grandes frases que Ayrton Senna deixou como legado de seu total comprometimento na busca pela vitória e pela perfeição, uma delas é emblemática: “você se compromete a tal ponto que não há meio-termo. Você dá tudo de si, absolutamente tudo”. E esta famosa frase foi usada na Inglaterra, na apresentação do mais novo supercarro esportivo da McLaren: o McLaren Senna.

O primeiro carro do mundo a levar o nome do tricampeão mundial de F-1 justifica este momento histórico com números impressionantes. O esportivo foi desenhado e desenvolvido com um único objetivo: se tornar o melhor McLaren concebido para as ruas com o melhor conceito vindo das pistas. Este novo supercarro pode ser usado nas ruas, mas busca fazer a pura conexão entre piloto e carro, assim como em uma competição, entregando a experiência de autódromo mais próxima que qualquer carro de rua produzido pela McLaren jamais conseguiu.

Este novo carro surge com a clássica receita dos supercarros da McLaren Automotive, fundada em 2010. Construção ultra-leve, com chassis de fibra de carbono, possuiu motor 4.0 biturbo V8 da McLaren com 789 bhp, sendo o McLaren mais rápido já feito em sua história. Serão produzidas 500 unidades e o preço é de 750 mil libras esterlinas.

“O McLaren Senna é um carro sem igual: a personificação está no DNA automobilístico da McLaren, permitido nas ruas e estradas, mas concebido e desenvolvido para performance digna de um circuito”, diz Mike Flewitt, CEO da McLaren Automotive.

Com o famoso nome que este novo McLaren traz, não é surpresa esperar dele sua extrema performance e excelência em dinâmica. Seja no volante, nos pedais e mesmo no banco, toda sensação transmitida pelo carro ao piloto é de coloca-lo em posição de total controle. A ligação entre Senna e McLaren é profunda, marcada pelos três títulos mundiais que Ayrton conquistou pelo time (1988, 1990 e 1991), e seu legado e presença global será ainda maior com a marca McLaren com o lançamento do novo McLaren Senna.

“Nossa família está muito orgulhosa em ter o nome Senna no novo supercarro da McLaren. Este é o primeiro projeto que realmente se conecta o espírito de performance e automobilismo do Ayrton. O McLaren Senna honra meu tio porque é intensamente ligado a experiência de pista, de um autódromo, e cria uma conexão única entre o piloto e o carro”, diz o piloto Bruno Senna, sobrinho de Ayrton e embaixador da McLaren.

Pouco peso, potência extrema

Fazendo jus ao lendário talento do piloto cujo nome ostenta, a McLaren Senna foi concebida, projetada, e desenvolvida para ser o carro de pista homologado para uso nas ruas definitivo da McLaren. Com 800PS (789hp) e 800Nm (590lb ft) gerados por um V8 biturbo 4.0 – o motor de combustão interna mais potente já colocado pela McLaren em um carro de passeio – e a capacidade de gerar incríveis 800 kg de downforce, a McLaren Senna, de 1.198kg oferece a maior conexão possível entre o piloto e o carro.

O desempenho é de tirar o fôlego. A McLaren Senna acelera de 0 a 100 km/h (62mph) em 2,8 segundos; 0-200km/h (124 mph) são atingidos em apenas 6,8 segundos e um quarto de milha (402m), partindo da inércia, é coberto em apenas 9,9 segundos. Mas por mais que a aceleração em linha reta e a velocidade máxima de 340 km/h (211 mph) sejam impressionantes, a verdadeira profundidades das credenciais de performance da nova Ultimate Series McLaren se revela quando ela usa a downforce de até 800kg em um circuito, enfrentando o cronômetro.

A McLaren Senna combina pouco peso, potência extrema, excelência aerodinâmica e um sistema revolucionário de suspensão ativa, para oferecer a experiência mais reativa e cativante até hoje com um carro de passeio da fabricante britânica de carros esporte e supercarros de luxo.

O preço, £750,000

O preço da McLaren Senna é £750,000 incluindo impostos (Reino Unido). Apenas 500 serão fabricadas no McLaren Production Center, em Woking, Surrey, Inglaterra. Todas já foram alocadas a compradores. A última reserva restante foi leiloada em dezembro de 2017, em um evento particular para clientes da McLaren. O lance vencedor foi de £2 milhões, com os lucros sendo revertidos ao Instituto Ayrton Senna.

“A linguagem de design da McLaren Senna é extremamente agressiva e diferente da de qualquer McLaren anterior – porque nenhuma outra McLaren legalizada para uso nas ruas teve que atender a critérios tão exigentes”, explicou Rob Melville, Diretor de Design da McLaren Automotive. “Quando vê o carro pela primeira vez, você nota imediatamente como ele tem um foco específico; para cumprir as metas de desempenho, nós tivemos que ir muito além até mesmo da McLaren P1.”