Policial

'Expectativa é que seja fuga do lar', diz delegada sobre jovem desaparecida

RIO – A titular da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), Ellen Souto, acredita que a jovem Sarah Neves Mamede, de 15 anos, saiu de forma voluntária do Aeroporto do Galeão, de onde desapareceu na última quarta-feira, quando embarcaria com os pais para Fortaleza, sua cidade natal.

– Por se tratar de uma menor de idade, temos que apurar efetivamente o que aconteceu. Mas ela entra sozinha no banheiro e de forma bem consciente, rápida, com pressa. Demonstra nitidamente uma saída voluntária – afirma Ellen, após analisar imagens captadas pelo circuito de segurança do aeroporto.

Segundo a delegada, o pai da adolescente, Aluísio Mamede, chegou a embarcar para Fortaleza sem a filhas, mas voltou ao Rio para ajudar nas buscas. A investigação segue em andamento.

– Estamos ouvindo as testemunhas e analisando as imagens, temos muitas. Ainda não captamos o momento em que ela é vista entrando em determinado veículo. Até agora ainda não temos nada concluído. Ela já havia desaparecido outras vezes na cidade dela, então a expectativa é que seja uma fuga do lar – diz Ellen.

MORANDO EM COMUNIDADE

Sarah voltava de uma viagem de férias para Foz do Iguaçu, onde permaneceu por quatro dias com os pais. A família estava no Rio para fazer conexão até Fortaleza. Dois dias depois do desaparecimento, a jovem fez contato com um amigo através de uma rede social. Na mensagem, Sarah, que nunca tinha visitado o Rio, disse estar bem e que estava morando com uma família em uma comunidade carioca. Desde então, não há informações sobre o paradeiro dela. Para os pais da jovem, apesar do contato feito pela menina, a espera por novas informações tem sido marcada por dias angustiantes.

— Não consigo dormir desde o dia em que ela sumiu. Por enquanto, estamos esperando informações da polícia, mas ainda não temos nada concreto. Espero receber um telefonema dizendo que eu posso ir ao Rio para buscar a minha filha. Só vou me conformar quando receber uma boa notícia — diz Gecilda Neves, mãe da menina.

CONTATO COM MORADOR

Aluizio Mamede, pai da jovem, explicou que a filha vinha mantendo contato através da internet há pelo menos dois meses com uma pessoa do Rio, e acredita que a suposta fuga do aeroporto pode ter sido algo premeditado. De acordo com ele, sempre que questionada sobre o interlocutor das mensagens, a jovem se esquivava. Para Mamede, a adolescente pode estar correndo risco nas mãos de um desconhecido.

— Acho que minha filha foi por conta própria ao encontro de alguém que conheceu pela internet, mas acredito que neste momento ela esteja sendo mantida em cárcere privado por esta pessoa. Estou tentando ser otimista e pensar positivo, mas estou preparado emocionalmente para qualquer notícia, seja boa ou ruim — disse o pai da jovem.

Esta não é a primeira vez que Sarah some sem avisar a família. No início do ano, ela ficou longe de casa, em Fortaleza, por cinco dias, período em que esteve na companhia de um menino.

— A mãe do garoto que estava com ela passou as informações sobre a minha filha e a reencontramos. Desta vez, não sei nada sobre as pessoas que estão com a minha filha. Ela nunca nem tinha ido ao Rio. Peço a Deus que ela volte bem para casa — diz Mamede.

O Programa SOS Crianças Desaparecidas da Fundação para a Infância e Adolescência pede que informações sobre Sarah sejam enviadas para os telefones (21) 2286-8337 / 2334-8000 / 98596-5296. Quem também tiver informações pode mandar para o Disque-Denúncia em 21 2253-1177.

ENTENDA O CASO

Depois do desaparecimento, os pais da jovem registraram ocorrência na 37ª DP (Estrada do Galeão), que encaminhou o caso para a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA). A Polícia Civil informou que realiza diligências para apurar o que aconteceu com a adolescente e analisa imagens de câmeras da região.

Dois dias depois do desaparecimento, Sarah fez contato com um amigo de Fortaleza através de uma rede social. Na mensagem, a jovem disse estar bem e que estava morando com uma família em uma comunidade do Rio. De acordo com Aluizio Mamede, pai da jovem, a filha vinha mantendo contato através da internet com uma pessoa do Rio.

— Há uns dois meses ela comentou com a mãe, sem dar muitos detalhes, que tinha conhecido uma pessoa do Rio. Quando minha mulher perguntava algo sobre o assunto, ela sempre se esquivava. Tudo leva a crer que foi uma ação premeditada a partir do momento em que soube que iríamos desembarcar na cidade — diz Mamede, ressaltando que a filha estava muito nervosa no dia em que desapareceu.