Cotidiano

Expectativa de vida mundial subiu 5 anos, diz OMS

senhor-abrigo-idoso-629.jpg

LONDRES ? A expectativa de vida em todo o mundo aumentou em cerca de cinco anos nos últimos 15 anos, segundo um relatório divulgado nesta quinta-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o ganho mais rápido desde a década de 1960, mas desigualdades entre países persistem.

O maior aumento foi observado na África, devido a melhorias nos cuidados de saúde para as crianças e melhor disponibilidade de medicamentos, incluindo remédios de combate à malária e à AIDS. A média no continente subiu 9,4 anos, para 60 anos.

A agência de saúde da ONU diz que, globalmente, a expectativa de vida de um bebê nascido em 2015 foi de 71 para as mulheres e 69 para os homens. O relatório registra que recém-nascidos em 29 países, todos desenvolvidos, têm uma estimativa de vida de 80 anos ou mais. Já os que nascem em 22 países – todos na África subsariana – tem uma estimativa de menos de 60 anos.

Com 86,8 anos, as mulheres do Japão tem a maior estimativa. A Suíça tem a maior para os homens, com 81,3 anos. Já Sierra Leoa teve a menor expectativa de vida para ambos os sexos, 50,8 para as mulheres e 49,3 para os homens.

“O mundo deu grandes passos na redução do sofrimento e das mortes prematuras causadas por doenças que poderiam ser prevenidas e tratadas. Mas os ganhos foram desiguais. Países devem ser apoiados na mudança para atendimento universal, que aumento o atendimento primário”, afirma em nota à imprensa a doutora Margaret Chan, diretora geral da OMS.

O relatório observou que havia falhas nos dados de alguns países e que cerca de metade de todas as mortes em todo o mundo não são registrados.