Cotidiano

Expansão exige estratégias

x

A estrutura em construção na Avenida Carlos Gomes, na região do Parque São Paulo em Cascavel, abrigará um hotel da rede Mabu, bastante conhecida em Foz do Iguaçu e em Curitiba.

Houve expectativa de que a obra fosse inaugurada ainda no primeiro trimestre deste ano. Entretanto, apesar do avanço que se observa no empreendimento, não há informação sobre a data oficial da entrega.

Estima-se que o hotel conte com 128 apartamentos. A rede, no entanto, afirma que não há um alinhamento de informações e que no momento oportuno elas serão divulgadas.

Conforme estimativa do CCVB (Cascavel Convention & Visitors Bureau) atualmente há cerca de 35 hotéis na cidade e entre eles aproximadamente 1.900 quartos. Dessa forma, com a inauguração do novo empreendimento o número de vagas passará de 2.000.

Demanda

O Show Rural, evento que se tornou referência mundialmente na área do agronegócio garante 100% das ocupações da rede hoteleira em Cascavel a cada ano, no mês de fevereiro, mas passado esse período o setor enfrenta dificuldade.

“Houve um inchaço na oferta de leitos na cidade. Após o Show Rural, a taxa de ocupação é mínima e o que temos percebido é uma redução constante”, afirma a executiva do CCVB, Cristiane Hickamann.

Estratégias

Diante desse cenário, ela comenta que o desafio do grupo é fazer com que a oferta de vagas seja preenchida ao longo do ano. “O Convention trabalha com estratégias na captação de eventos e atrativos na área de negócios, entre outras, para que as pessoas venham a Cascavel, conheçam a cidade e curtam o fim de semana aqui”, explica.

Somente no último semestre, dois hotéis foram fechados na cidade até mesmo em função da concorrência já que hoje há oito grandes redes em Cascavel.

“O que precisamos é estar unidos, pois a cidade atrai representantes comerciais e público na área de saúde e educação, por exemplo, mas é preciso dobrar a demanda de ocupação na rede”, acrescenta.

A executiva do CCVB estará presente em Curitiba no 24º Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba. O evento é organizado pela Abav-PR (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná).

“Vou com o compromisso DE prospectar e fazer novos negócios, bem como alinhar parcerias estratégicas para Cascavel”, afirma Cristiane.

Obras futuras

Projeto discutido há alguns anos também prevê a construção de uma unidade de hotel do Sesc-PR em Cascavel. Entretanto, ainda não há previsão de quando a obra sairá do papel e, por enquanto, projetos seguem em fase de licitação. Existe ainda a expectativa com a abertura do primeiro hostel na cidade.

Romulo Grigoli

AILTON SANTOS

hotel mabu _as_ (2)

Legenda: Hotel Mabu é construído na Avenida Carlos Gomes em frente ao viaduto da BR 277