Cotidiano

Exército turco avança sobre a Síria

KARKAMIS, Turquia (Reuters) – O Exército da Turquia e seus aliados avançaram ainda mais na Síria neste domingo, apoderando-se de território controlado por forças alinhadas a rebeldes curdos que lutam contra o governo de Ancara. Este é o quinto dia de uma campanha que o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) disse ter matado pelo menos 35 civis moradores de duas aldeias em torno das quais teriam ocorrido ?combates ferozes?.

Ainda neste domingo, aviões de guerra turcos sobrevoaram o Norte da Síria ao amanhecer, e a artilharia do país atingiu o que fontes de segurança disseram ser locais detidos pela milícia curda Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG). Segundo o exército turco, 25 ?terroristas? curdos foram mortos em seus ataques aéreos. Não houve comentário imediato do YPG, mas forças alinhadas com a milícia curda disseram que se elas retiraram da área visada pela Turquia antes da ofensiva.

A Turquia, que também está lutando contra insurgentes curdos em seu próprio território, enviou tanques e tropas para a Síria na quarta-feira para apoiar seus aliados rebeldes sírios. No sábado, um soldado turco morreu e três ficaram feridos nos arredores da cidade síria fronteiriça de Jarablos, tomada na última quarta-feira pelos rebeldes apoiados por Ancara. O soldado foi a primeira vítima mortal da ofensiva turca no país vizinho, que tem por objetivo tanto contribuir com a derrota do grupo extremista Estado Islâmico (EI) quanto frear as milícias curdas.