Cotidiano

Exército sírio suspende operações de combate em Aleppo

MIDEAST-CRISIS_SYRIA-ALEPPO-GUN31JV4D.1.jpg

MOSCOU ? O Exército sírio suspendeu as operações de combate nos bairros rebeldes de Aleppo, segundo o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov. O objetivo é permitir que os civis deixem as zonas de batalha, enquanto a cidade se vê sob uma grave crise humanitária. Segundo Lavrov, 8 mil pessoas serão retiradas de Aleppo, considerada o epicentro da guerra síria.

Nos últimos dias, as tropas do regime sírio retomaram cerca de 80% dos bairros controlados por rebeldes há quatro anos. O OSDH informou que ao menos 80 mil pessoas fugiram do leste de Aleppo desde o início, em 15 de novembro, da ofensiva.Os confrontos recentes deixaram pelo menos 800 pessoas mortas.

? Vencer em Aleppo não significará o fim da guerra, mas será um grande passo para isso ? disse Assad ao jornal local “Al Watan”. ? É praticamente inexistente a chance de uma trégua em Aleppo. Os americanos, em particular, estão insistindo em pedir uma trégua porque seus agentes terroristas estão agora em uma situação difícil.

Os deslocados buscaram refúgio nos bairros controlados pelo governo na zona oeste da cidade e em áreas controladas pelas forças curdas, explicou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane. O número não inclui as pessoas que seguiram para bairros ainda sob controle dos rebeldes. Rahmane afirmou que 250 mil pessoas moravam na zona leste de Aleppo antes do início da ofensiva do governo.